Portaria 1: Av. Príncipe de Gales, 821,
Portaria 2: Av. Lauro Gomes, 2000

(11) 4993-5400
fmabc@fmabc.br

Centro Universitário Saúde ABC

Curso de Enfermagem da FMABC promove mostra de trabalhos

Pin It

O Curso de Enfermagem do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC, de Santo André, realizou dia 6 de dezembro a 3ª edição da Mostra de Enfermagem, no Anfiteatro David Uip, que reuniu docentes e alunos da graduação. Ao todo, sete grupos de estudantes apresentaram trabalhos em vídeo curta-metragem de até dez minutos sobre os mais variados temas relacionados à assistência à saúde. A mostra, promovida anualmente, é organizada pela vice-coordenadora do curso, professora Ana Maria Marcondes Fiorano. O evento encerra o calendário acadêmico anual, bem como as festividades em comemoração aos 20 anos do curso.

A comissão julgadora foi presidida pela docente do curso e diretora de Enfermagem do Hospital Estadual Mário Covas, Maria Elisa Ravagnani Ramos, e contou com as participações dos professores José Carlos Souza Pinto, Nicolás Antonio Douglas Gomez e Juliana Mora Veridiano, além da professora convidada da Universidade Federal do Acre (UFAC), Mariane Albuquerque Lima Riberio. O grupo vencedor apresentou o vídeo “Projeto RCP na escola”, baseado na orientação sobre ressuscitação cardiopulmonar e simulação de atendimento à parada cardiorrespiratória para alunos de ensino fundamental II e ensino médio. O projeto foi desenvolvido pela Liga Acadêmica de Enfermagem em Cardiologia (LAEC) e tem sido promovido em escolas municipais de Santo André.

“A Mostra de Enfermagem visa compartilhar com a comunidade da FMABC as melhores produções acadêmicas, curriculares ou extracurriculares de todas as séries do curso de Enfermagem, com o objetivo de incentivar a produção de trabalhos acadêmicos de qualidade, inspirar a criatividade, incitar talentos e inovações, desenvolver o repertório cultural, técnico e científico, além de fortalecer a formação profissional dos nossos alunos”, resume a professora Ana Fiorano.

Os trabalhos “Atuação do enfermeiro frente ao posicionamento cirúrgico” e “Feira de Saúde 2019 – Novembro Azul”, classificados em segundo e terceiro lugar, respectivamente, receberam menções honrosas pelo mérito. Já o grupo que produziu o melhor vídeo de curta-metragem recebeu o certificado de destaque “Prêmio Profª. Dra. Sandra Terezinha Amarante”, em homenagem à docente do curso de Enfermagem que faleceu em agosto deste ano.