Portaria 1: Av. Príncipe de Gales, 821,
Portaria 2: Av. Lauro Gomes, 2000

(11) 4993-5400
fmabc@fmabc.br

Centro Universitário Saúde ABC

Pediatria da FMABC reúne depoimentos de mães em ação da campanha ‘Agosto Dourado’

Pin It

Vídeo sobre importância do aleitamento materno traz relatos de mães que estimulam a prática de amamentação

O Departamento de Pediatria do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) produziu um vídeo com depoimentos alusivos à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM)  comemorada anualmente em 150 países entre os dias 1 e 7 de agosto  para ser divulgado durante todo o mês de agosto. O tema central da semana mundial deste ano é “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”.

O objetivo da campanha 2020 da SMAM é informar as pessoas sobre as ligações entre a amamentação, o meio ambiente e as mudanças climáticas; fixar a amamentação como uma decisão climática inteligente e estimular ações para melhorar a saúde do planeta e das pessoas por meio do aleitamento materno. O vídeo produzido pelo Departamento de Pediatria, com apoio do setor de Comunicação da FMABC, traz depoimentos de dez mães, algumas com a participação dos pais, que revelam suas experiências sobre a prática do aleitamento materno, a importância de contar com uma rede de apoio familiar, além de reforçar os benefícios para a saúde materno-infantil e destacar o fortalecimento do vínculo afetivo com os bebês.

 

O material também conta com participação da professora titular da disciplina de Clínica Pediátrica da FMABC e pró-reitora de graduação, Dra. Roseli Oselka Saccardo Sarni, do professor titular de Neonatologia e chefe do departamento de Pediatria, Dr. José Kleber Kobol, e da professora da disciplina de Clínica Pediátrica, Dra. Denise de Oliveira Schoeps.

“Nosso objetivo com a divulgação deste material é manter o incentivo à amamentação em prol de um planeta mais seguro. O leite materno é um alimento natural, renovável, além de ambientalmente seguro e ecológico. É entregue ao consumidor final, o bebê, sem gerar poluição, como embalagens, e também evitando desperdícios”, explica a Dra. Roseli Sarni. O vídeo também traz orientações baseadas em legislações vigentes e no Estatuto da Criança e do Adolescente sobre a utilização de espaços públicos e estabelecimentos comerciais para amamentar, amamentação durante a jornada de trabalho, salário-maternidade, entre outros assuntos. O material com todos os depoimentos e orientações está disponível no endereço https://is.gd/vQ4y0u.

 

CELEBRAÇÃO GLOBAL

Em 2020, a pandemia de Covid-19 mudou o formato, mas não o foco. Os eventos de celebração e conscientização sobre aleitamento materno têm ocorrido virtualmente, em respeito ao distanciamento social. As ações realizadas em todo o País podem ser acessadas pelo link https://rblh.fiocruz.br/semana-mundial-de-aleitamento-materno-2020.

Considerada veículo para promoção da amamentação, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é comemorada desde 1992 em mais de 150 países, por iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno – órgão consultivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). É celebrada oficialmente em agosto.

O Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial do Aleitamento Materno no Brasil desde 1999, respondendo pela adaptação do tema, elaboração e distribuição de materiais de divulgação. O Congresso Nacional sancionou em 2017 a lei nº 13.435, que institui agosto como o Mês do Aleitamento Materno. Na mesma publicação oficial, ficou definida a “iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada” – caracterizando o Agosto Dourado.

Link do vídeo: Clique aqui

Crédito Foto: Freepik.