Portaria 1: Av. Príncipe de Gales, 821,
Portaria 2: Av. Lauro Gomes, 2000

(11) 4993-5400
fmabc@fmabc.br

Centro Universitário FMABC

Prefeitura de São Bernardo encaminha ampliação de parceria na Saúde com a Fundação do ABC

Pin It

Administração criará Complexo de Saúde, que terá a Faculdade de Medicina do ABC como grande parceira estratégica

A Prefeitura de São Bernardo do Campo e a Fundação do ABC ajustam detalhes para a ampliação da bem-sucedida parceria na área da Saúde. Está prevista para os próximos dias a assinatura de um Termo de Cooperação para criação do “Complexo de Saúde do Município de São Bernardo do Campo - CSMSBC”, que contará com a expertise técnica do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

A ideia do Complexo de Saúde de São Bernardo não é de hoje. O modelo começou a ser formatado há cerca de dois anos. Em novembro de 2019, foi aprovado pelo Conselho de Curadores da Fundação do ABC, mas não avançou em 2020 em função da pandemia de Covid-19 e dos esforços iniciais estarem direcionados à readequação dos serviços de Saúde.

A entrega do Hospital de Urgência, o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 e a rede de saúde totalmente estruturada para o combate à pandemia permitiram que o tema retornasse à pauta neste 2021.

PARCERIA TRIPARTITE

O Complexo de Saúde do Município de São Bernardo do Campo será construído a partir de parceria tripartite: Município, FUABC e Centro Universitário FMABC. Para isso, a Prefeitura de São Bernardo unificará os dois contratos de gestão que mantém com a Fundação do ABC – um para o Complexo Hospitalar da cidade e outro para serviços de Saúde diversos, como Atenção Básica, Saúde Mental, Urgência e Emergência.

A parceria terá como base três vertentes: assistência, estágios e pesquisa. A expectativa é de que o Centro Universitário FMABC atue amplamente em todos eles, a partir da expertise de mais de 50 anos nessas áreas e da incontestável competência do corpo técnico e dos professores-doutores que estão à frente das disciplinas e especialidades.

Nessa mesma linha, o Complexo de Saúde de São Bernardo buscará continuamente a ampliação da qualidade dos serviços prestados, com alinhamento de processos assistenciais e parcerias com organizações especializadas em sistemas de certificação e acreditação, assegurando os resultados esperados para cada etapa do atendimento à população.

EVOLUÇÃO

O Termo de Cooperação está em fase final de elaboração para assinatura dos três entes envolvidos. Em seguida, terão início os ajustes técnicos nos contratos de gestão da Fundação do ABC para adequação dos planos operativos ao novo modelo proposto. Paralelamente, será redigido o Regimento Interno do Complexo de Saúde, que acompanhará integralmente os compromissos assumidos pela Fundação do ABC junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2019.

Crédito Foto: PMSBC/Gabriel Inamine.