Portaria 1: Av. Príncipe de Gales, 821,
Portaria 2: Av. Lauro Gomes, 2000

(11) 4993-5400
fmabc@fmabc.br

Centro Universitário FMABC

Docente da FMABC é convidada para debater trotes universitários em Minas Gerais

Pin It

Dra. Silmara Conchão integrará seminário virtual organizado pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

A professora da disciplina de Saúde Coletiva do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e presidente do Centro de Estudos de Saúde Coletiva (CESCO), Dra. Silmara Conchão, é uma das convidadas do “I Seminário Sobre Trote, Bullying, Cyberbullying e outras violências”, organizado pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), campus de Uberlândia, em Minas Gerais. O evento on-line será transmitido pelo canal oficial da instituição no YouTube, dias 11 e 12 de março, das 9h às 16h.

O encontro irá discutir, em mesa redonda com outros especialistas, as práticas de intimidação no ambiente educacional, experiências exitosas de recepção de calouros, efeitos dos trotes abusivos, dinâmicas sociais e desafios das instituições de ensino em relação ao tema. As inscrições para participação podem ser feitas pelo link https://is.gd/mYjZHe.

Entre os temas que serão abordados pela docente está a experiência no acolhimento de novos universitários de forma humanizada, respeitosa e integrativa. Na FMABC, a professora é responsável pela coordenação do Núcleo de Recepção ao Discente, ligado à Câmara de Graduação. Em fevereiro, a comissão realizou pela primeira vez – em razão da pandemia – a recepção a distância de 348 novos alunos do Centro Universitário, com planejamento antecipado, participação da Reitoria e de diversos docentes. A atividade durou três dias. “A ideia foi receber os ingressantes de forma acolhedora, mesmo a distância, além de promover a integração de todos os cursos da graduação e facilitar a comunicação entre eles e deles com a instituição. Crescemos juntos com mais esta lição aprendida. Neste seminário, queremos divulgar a experiência para que outras instituições de ensino brasileiras possam reproduzir a iniciativa. Atingimos os nossos melhores resultados, pois fomos muito bem avaliados por nossos ingressantes. É uma forma de sair dos livros e dar exemplo de compromisso, entusiasmo e trabalho em equipe”, resume a docente.

Em 2019, a professora defendeu a tese de doutorado “Faculdade de medicina, ame-a ou deixe-a – Um estudo intersetorial sobre o trote universitário”, que está prestes a ser lançada em formato de livro pela Editora Hucitec. Será a segunda obra publicada pela autora sobre o tema. Em 2012, com apoio dos alunos do curso de Medicina e do Centro de Estudos de Saúde Coletiva da FMABC, Silmara também escreveu com outros dois professores, Marco Akerman e Roberta Cristina Boaretto, o livro “Bulindo com a universidade: um estudo sobre o trote na Medicina”, editoras Hucitec e Rede Unida. A obra discute os motivos dos alunos se submeterem ao trote – muitas vezes abusivo e violento – na entrada e permanência na faculdade, assim como revela as práticas trotistas e seus efeitos na comunidade acadêmica.