Portaria 1: Av. Príncipe de Gales, 821,
Portaria 2: Av. Lauro Gomes, 2000

(11) 4993-5400
fmabc@fmabc.br

Centro Universitário FMABC

Reitor da FMABC concede entrevista à TV Band News

Pin It

Publicado em: 10/09/2021

O doutor David Uip, reitor do Centro Universitário FMABC, foi o entrevistado desta semana do programa “Ponto a Ponto”, da TV Band News, conduzido pela jornalista Mônica Bergamo e o cientista político Antônio Lavareda. O reitor analisou o cenário atual da pandemia e os próximos passos, e comentou sobre o novo projeto de sequenciamento genético do vírus da COVID que está sendo iniciado pela faculdade.

“Faremos essa pesquisa genômica para entendermos o que as variantes do vírus fazem e qual a prevalência delas. Essa iniciativa é muito importante para mapearmos a situação, especialmente na região do Grande ABC e zona leste de São Paulo”, explicou Uip. “As doenças causadas por vírus sofrem mutações sequenciais, isso é muito comum. O que melhorou foi a nossa competência e tecnologia de acompanhar e fazer o diagnóstico”, complementou.

Além de apresentar a novidade, o infectologista também falou sobre a necessidade que a segunda dose da vacina contra a Covid-19 seja aplicada no maior número possível de pessoas o quanto antes, constatando a importância da vacinação na redução de casos graves.  “Hoje as UTIs dos hospitais estão esvaziadas, algo muito diferente do que aconteceu um mês atrás”, comentou.

David falou ainda sobre a insistência para que a região do Grande ABC se movimente para atender a população recuperada no pós-Covid. “O objetivo, além de recuperar, é trazer esse cidadão de volta à sociedade e às suas atividades laborais e habituais”.

Força da Ciência

Valorizando os trabalhos que vêm sendo realizados no Centro Universitário e as ações desenvolvidas no cenário atual, o reitor comentou que esse período tem sido importante para a valorização científica, com a cooperação acadêmica em busca das melhores formas de combater a pandemia.

“Eu acho que o mediador de tudo isso é a ciência, acho que nunca esteve tão clara a importância da ciência como resposta aos grandes problemas públicos. Quem faz ciência, sai na frente”, concluiu.

Para assistir a entrevista completa, acesse o link https://cutt.ly/tWCooWt