fbpx

Portaria 1: Av. Príncipe de Gales, 821,
Portaria 2: Av. Lauro Gomes, 2000

(11) 4993-5400
fmabc@fmabc.br

Centro Universitário FMABC

Encontro organizado pelo NEA-FMABC debate o cenário atual da dislexia

Pin It

Publicado em: 28/10/2021

Evento reúne profissionais de diversos estados e instituições a favor da aprendizagem

O Núcleo Especializado em Aprendizagem (NEA) do Centro Universitário FMABC realiza neste sábado, das 10 às 12 horas, o 1º Encontro de Associações e Institutos Interestaduais com o tema “Dislexia: buscas, conquistas, obstáculos e perspectivas”. O evento é on-line e aberto ao público, que poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelo Youtube.

O foco do encontro é estabelecer um diálogo entre instituições de vários estados a respeito do cenário atual na conscientização dos transtornos de aprendizagem, destacando, neste caso, a dislexia. Os convidados serão incentivados a compartilhar suas experiências e abordagens para intervir, recriar e promover ações que acolham os alunos com transtornos, respeitando suas singularidades.

Também serão abordadas as situações enfrentadas pelos profissionais que trabalham na área e tiveram que se reinventar durante o período da pandemia, que tornou ainda mais desafiador o panorama para pessoas diagnosticadas com dislexia.

Alessandra Caturani Wajnsztejn, coordenadora do NEA-FMABC, destaca a importância de um evento com a participação de representantes de vários estados e instituições no panorama atual: “Esse compartilhamento de experiências ilustra a importância da dislexia no cenário educacional e da saúde. O evento possibilitará trocas consistentes referentes a ações sociais e irá promover informação à sociedade de forma alinhada e científica”, explica.

Além de Alessandra, participarão do debate o idealizador do NEA-FMABC, Rubens Wajnzsztein, e as presidentes da Associação Brasileira de Dislexia, Angela Nico, da Associação Nacional de Dislexia, Vania Pavão, do Instituto ABCD, Juliana Amorina, da Associação Dislexia Mato Grosso, Gabrielle Coury, e da Associação Baiana de Dislexia, Priscila Garrido.

O NEA

Criado em 2003, o NEA tem uma história de buscas e pioneirismo na região do ABCD no desenvolvimento de avaliações interdisciplinares de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. O núcleo debate casos em conjunto, com avaliações e diagnósticos discutidos entre médicos neuropediatras, neuropsicólogos, psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos.

A partir dos resultados, muitas crianças e adolescentes são encaminhadas para seguimento em terapias especializadas, oficinas profissionalizantes, práticas esportivas e reforço escolar, entre outras atividades.

SERVIÇO

1º Encontro de Associações e Institutos Interestaduais
Tema: “Dislexia: Buscas, conquistas, obstáculos e perspectivas”
Data: 30/10 (sábado)
Horário: das 10 às 12h
Transmissão: https://youtu.be/47RrdNJmZCw