fbpx

Portaria 1: Av. Príncipe de Gales, 821,
Portaria 2: Av. Lauro Gomes, 2000

(11) 4993-5400
fmabc@fmabc.br

Centro Universitário FMABC

Laboratório da FMABC recebe agradecimento do Instituto Butantan pelo trabalho durante pandemia

Pin It

Publicado em: 30/05/2022

O Laboratório de Análises Clínicas do Centro Universitário FMABC recebeu nesta semana uma placa do Instituto Butantan em agradecimento pelos trabalhos realizados durante a pandemia de Covid-19, período em que integrou a Rede de Diagnósticos coordenada pelo instituto.

A honraria é um reconhecimento ao esforço de todos os colaboradores dos laboratórios que auxiliaram nos trabalhos de análise dos testes moleculares, verificando se as amostras coletadas continham ou não o coronavírus. A rede de diagnósticos coordenada pelo Butantan teve a colaboração de 29 laboratórios espalhados pelo estado de São Paulo.

O Laboratório da FMABC deu suporte à rede realizando quase 100 mil análises com os insumos fornecidos pelo Butantan, ajudando os usuários do Sistema Único de Saúde a confirmar seus diagnósticos. Estima-se que o total de amostras analisadas pelo laboratório durante a pandemia seja de mais de um milhão.

Para a pesquisadora e coordenadora do setor de Biologia Molecular do Laboratório de Análises Clínicas, Beatriz da Costa Aguiar Alves, a honraria é gratificante e enche os profissionais de orgulho, servindo como um reconhecimento da rotina exaustiva enfrentada por todos eles, que foram protagonistas durante este período conturbado da saúde pública.

“Para todos nós têm sido um desafio enfrentar a pandemia. Há o desafio técnico, de ter que dar conta de uma grande quantidade de amostras em um prazo curto, e o desafio emocional de seguir trabalhando de maneira competente enquanto vemos colegas, parentes e amigos sucumbindo à doença. Mas seguimos em frente, sabendo que pudemos colaborar de maneira decisiva em um momento histórico”, explica.

O coordenador do Laboratório de Análises Clínicas e reitor em exercício do Centro Universitário FMABC, Fernando Fonseca, valorizou o reconhecimento dado pelo Butantan. “Essa é uma conquista de todos da nossa comunidade acadêmica, e estamos orgulhosos por ter feito parte da rede”. O laboratório segue realizando amostras de testes de Covid, com acesso particular ou via SUS.