fbpx

Portaria 1: Av. Príncipe de Gales, 821,
Portaria 2: Av. Lauro Gomes, 2000

(11) 4993-5400
fmabc@fmabc.br

Centro Universitário FMABC

Laboratório da FMABC fará diagnósticos da varíola dos macacos

Pin It

Publicado em: 18/07/2022

O Laboratório de Análises Clínicas do Centro Universitário FMABC, em Santo André (SP), passará a realizar a partir desta semana diagnósticos do vírus monkeypox, transmissor da doença popularmente conhecida como varíola dos macacos. As análises serão feitas a partir de amostras coletadas de pacientes de hospitais da região do Grande ABC, acompanhadas de solicitação médica.

O exame que identifica a doença é feito utilizando biologia molecular, usando a técnica de PCR em tempo real. Os pacientes têm seu material genético coletado utilizando um cotonete aplicado nas lesões ou por meio de biópsia, e as amostras enviadas para o laboratório da FMABC são verificadas em uma sonda capaz de identificar todas as variantes da varíola do macaco que já foram descritas até o momento.

A iniciativa trará ao Grande ABC mais agilidade no combate ao vírus, que já teve 8 casos registrados oficialmente até o momento. Com as amostras da região sendo enviadas ao laboratório da FMABC será possível diagnosticar os casos de maneira mais rápida, aumentando as possibilidades de tratamento.

O Laboratório de Análises Clínicas da FMABC também tem sido destaque em relação no combate ao coronavírus. Já foram analisados mais de um milhão de testes de Covid-19 desde o início da pandemia, além do rastreamento de variantes da doença que é feito no laboratório por meio do processo de sequenciamento genético.