fbpx

Portaria 1: Av. Príncipe de Gales, 821,
Portaria 2: Av. Lauro Gomes, 2000

(11) 4993-5400
fmabc@fmabc.br

Centro Universitário FMABC

Evento de carros modificados arrecada verba para atendimento a crianças com câncer

Pin It

Publicado em: 26/07/2022

No último domingo (24) o estacionamento do Centro Universitário FMABC recebeu a quinta edição do “Estilo Brazuka”, evento beneficente que colocou em exposição cerca de 500 carros modificados. A verba de quase 10 mil reais arrecadada com o valor dos ingressos foi destinada ao Grupo de Assistência e Tratamento Oncológico Pediátrico do ABC (GRATO ABC), órgão que faz parte da FMABC.

O encontro já vinha sendo organizado há mais de dois meses, e contou com uma espécie de manual de conduta para garantir a ordem. Os participantes, que vieram tanto da região do Grande ABC como do litoral e do interior paulista, puderam comprar o ingresso previamente pela internet e foram orientados a evitar som alto e manobras dentro do espaço, mantendo um clima familiar e agradável para todos os presentes.

Glauco Barbosa, um dos organizadores do evento, diz que a experiência de poder se reunir com outros admiradores dos veículos por uma boa causa é muito gratificante. “A maioria dos participantes são jovens, e eles acreditam em ajudar o próximo. Eu, como pai de família, vejo o quanto o Grato ABC ajuda aqui na região. Mostramos que coisas que parecem distintas podem ter um efeito positivo na sociedade, e esperamos fazer com mais frequência”, afirma.

O Grupo de Assistência e Tratamento Oncológico Pediátrico do ABC (GRATO-ABC) é um centro de estudos do Departamento de Oncologia e Hematologia DO Centro Universitário FMABC.

O órgão se destaca pelo atendimento multidisciplinar dado às crianças que são diagnosticadas com câncer, dando suporte aos pacientes em questões emocionais, pedagógicas e nutricionais, além de apoio fonoaudiólogo e na saúde bucal.

Para Milene Lopes, psicóloga do GRATO, parcerias como a realizada no evento de domingo são essenciais para garantir que o serviço continue sendo feito. “É uma grande emoção ver tudo acontecendo. São pessoas assim que nos dão esperança. Como psicóloga, sempre digo que doação não é só de recursos financeiros, e sim aquilo que você dispõe para fortalecer algo. Não há coração que não fique quentinho!”, explica.
Jairo Cartum, professor responsável pelo setor de Oncologia Pediátrica do Centro Universitário FMABC, comemorou o sucesso do evento e relatou os destinos da verba que foi arrecadada.

“Nosso pátio foi ocupado por centenas de pessoas com o objetivo de ajudar nosso ambulatório. Esses recursos ajudam no custeio de profissionais da equipe multiprofissional, como nossa psicóloga e dentista. Utilizamos também na humanização do serviço, ao fornecer anestesista em procedimentos dolorosos em nossas crianças. Ou a compra de equipamentos para a odontopediatra, como o assento infantil para cadeira odontológica” detalha.