fbpx

Portaria 1: Av. Príncipe de Gales, 821,
Portaria 2: Av. Lauro Gomes, 2000

(11) 4993-5400
fmabc@fmabc.br

Centro Universitário FMABC

Sarampo é tema de encontro entre alunos da FMABC e gestores de saúde da região

Pin It

Publicado em: 13/12/2022

Representantes das secretarias de saúde de cinco municípios da região e da vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde estiveram reunidos nesta tarde no Centro Universitário FMABC para a apresentação do “Painel de Informações de Saúde do ABC”, iniciativa do programa de extensão da FMABC que tem como objetivo abrir diálogos com gestores de saúde e conscientizar a população sobre questões importantes relacionadas a prevenção e qualidade de vida.

O tema do encontro foi a cobertura vacinal do sarampo nos municípios da região, apresentando dados retirados da base eletrônica do SUS e apontando possíveis causas e soluções para os baixos índices de imunização nos últimos anos. Os números indicam que a vacinação de sarampo no Grande ABC atingiu 63% do público alvo até novembro de 2022, valor bem abaixo do índice considerado ideal, de 95%.

A pandemia de Covid, movimentos antivacina e disseminação de fake news nas redes sociais foram apontadas pelos estudantes como possíveis razões para a diminuição da cobertura. Os convidados presentes, integrantes das equipes de vigilância epidemiológica de Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, ainda apontaram questões técnicas que ajudam a explicar a queda, como a mudança no sistema de alimentação de dados.

Os estudantes apresentaram ainda um folhetim informativo que será distribuído aos cidadãos, e um vídeo que será exibido para os pacientes do ambulatório do Centro Universitário, reforçando a importância da vacinação para evitar novos surtos da doença.

Painel de Informações da Saúde

A iniciativa faz parte do programa de extensão do Centro Universitário FMABC, e por conta da queda vacinal e aumento de casos o sarampo foi escolhido como primeiro tema abordado pelo grupo, formado por Beatriz Burgos, Cecília Ohta, Leonardo Dionizio e Marcelo Bassi, alunos do primeiro ano do curso de Medicina. O painel abordará ainda outras questões de saúde relevantes para a região da Grande ABC.

“É uma ideia antiga que nós tínhamos, de dar oportunidade para os alunos dialogarem com gestores de saúde e a população através do diagnóstico de algumas situações que comprometem à saúde e buscar soluções para os problemas que temos na região”, explica Vânia Barbosa do Nascimento, pró-reitora de Extensão do Centro Universitário. “Gostamos demais de trabalhar com esse grupo, eles estudaram muitos artigos e dados para apresentar o painel. Esperamos continuar e fazer esse trabalho se tornar multidisciplinar” comenta.