Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O Projeto “Tudo dá certo se a escolha é certa” tem como finalidade contribuir na escolha profissional de jovens em idade escolar, antecipando o período de prestar vestibular. A iniciativa possibilita que os alunos vivenciem experiências reais de profissões na área da saúde.
No processo de escolha da carreira é natural que o estudante tenha dúvidas e inseguranças em relação ao curso de preferência. Segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apenas 5% dos estudantes brasileiros que prestam vestibular têm certeza do curso que desejam fazer. São naturais questionamentos sobre mercado de trabalho, atuação profissional, acesso às faculdades, dificuldades e desafios da profissão, assim como habilidades necessárias para desenvolver determinadas funções.
Dessa forma, o projeto promove a aproximação entre candidatos, faculdade e mercado de trabalho. Além de simulações, professores e estudantes universitários acompanham o trabalho a fim de tirar dúvidas e explicar a dinâmica das carreiras em exposição.
Alunos tem a possibilidade de aprender na prática: reanimação do paciente vítima de acidente e aplicação de técnicas de ressuscitação na parada cardiorrespiratória, aula prática em cadáveres no laboratório de anatomia da faculdade e até extração de DNA do morango com profissionais de pesquisa são algumas das atividades realizadas.
Outra preocupação do projeto “Tudo dá certo se a escolha é certa” é a aproximação entre acadêmicos da faculdade e alunos dos ensinos Fundamental e Médio. “Queremos que os alunos da FMABC sejam responsáveis pelo atendimento e condução das atividades, considerando que estão mais próximos da realidade daqueles que pretendem ingressar no curso superior”, explica Renata Aranha (Gerente Acadêmica da FMABC).