Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Modalidade: TEÓRICO-PRÁTICO
 
Publico Alvo: ENFERMEIROS 
 
Objetivos: Oferecer conhecimento teórico-prático para avaliação e utilização de tecnologias para lesões de pele; promovendo a prevenção da  ocorrência de eventos adversos e garantindo a segurança do paciente.
 
Carga horária: 100 horas
(teórica: 50hs  prática: 50 horas)
 
Período: terças e quintas-feiras, das 19 às 22 horas
 
Conteúdo programático: Anatomia, Fisiologia e Imunologia da Pele. Exame físico: pele, mucosa e anexos. Processos bioquímicos da cicatrização fisiológica e cicatrização de úlceras crônicas. Princípios básicos para o tratamento de feridas. Cuidados com a pele no ciclo vital. Lesões elementares: identificação e intervenções. Classificação, avaliação e registros de feridas e úlceras. Curativos e Coberturas: Princípios Gerais e Técnicos. Escalas de avaliação de feridas. Documentação fotográfica. Terapias tópicas: Papaína; Fitoterápicos; Fármacos (ácido hialurônico e fibrinolíticos). Terapias tópicas: Hidrocolóides e Hidrogel. Espumas e Alginatos; Ácidos Graxos Essenciais e Silicone. Antissépticos e coberturas com barreira antimicrobiana; Polímeros e Adesivos; Hidratantes e Umectantes. Infecção e necrose: definição e diagnóstico.
Limpeza e Desbridamento. Infecção de ferida crônica, biofimes e resistência bacteriana. Coleta de exames microbiológicos. Prevenção e tratamento de Úlceras por Pressão. Tratamentos adjuvantes: princípios físico-quimicos e terapêuticos: Laser; Câmara Oxigênioterapia Hiperbárica. Eletroestimulação e Ultrassom. Pressão negativa. Fisiopatologia e classificação da Insuficiência venosa: fisiopatologia; classificação; avaliação e prevenção. Aula prática terapia compressiva elástica e inelástica. Diabetes Mellitus e ùlceras neuropáticas. Órteses e Próteses. Biomecânica dos pés. Terapêutica da Podiatria. Síndrome de Fournier: etiologia e tratamento. Assistência de estomaterapia em Fournier e peritoneostomia. Peritoneostomia: Complicações pós-operatórias - deiscência e evisceração.  Ferida por queimadura.  Insuficiência Venosa:Diagnóstico: flebografias, pletismografia, duplex-scan; Tratamento farmacológico.
 
Investimento: R$ 500,00
 
Local: Faculdade de Medicina do ABC. Avenida Príncipe de Gales, 821. Vila Príncipe de Gales. Santo André. São Paulo. 
 
Inscrições: E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
 
OBSERVAÇÕES: As inscrições estarão abertas até o dia 20 de cada mês, com início de curso previsto para a primeira terça-feira do mês subsequente, completando 25 encontros consecutivos. O curso terá início com a formação de pelo menos 20 alunos.