Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(Inquérito Sentinela em Serviços de Urgência e Emergência do Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes)
 
Ação agregadora realizada no período de 01 a 30 de setembro de 2014, pelo Ministério da Saúde através da prefeitura de Santo André em parceria com a Comissão de Extensão Universitária da FMABC. 
 
Esta pesquisa integra as ações da Área Técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes da Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (CGDANT) do Departamento de Análise de Situação em Saúde (DASIS) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS).
 
Coordenação: Profª. Drª. Maria Aparecida Dix Chehab.
Supervisão: Janete Gomes e Monica Silva Dias
 
Objetivo Geral:
 
Propõe-se caracterizar as vitimas de violências e acidentes atendidas em serviços sentinelas de urgência e emergência do Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) em Serviço Sentinela, bem como caracterizar os autores de agressão e descrever os principais tipos de violências e acidentes atendidos nesses serviços de saúde.
 
No Brasil, as bases de dados oficiais permitem o monitoramento da mortalidade e internação no Sistema Único de Saúde (SUS), decorrentes das violências e acidentes. No entanto, é preciso conhecer a magnitude e o perfil dessas causa que demandam os serviços de emergência, bem como identificar alguns problemas ocultos tais como: a violência doméstica e sexual. Os resultados deste trabalho serão úteis  para manter o monitoramento dos tipos de violências e acidentes atendidos, descrever o perfil das pessoas vitimas e autores desses agravos e realizar análises de tendências, subsidiando a elaboração de medidas de intervenção que visem à redução das violências e acidentes e os impactos sobre a saúde.
 
Equipe FMABC
 
O/as acadêmico/as da FMABC atuarão neste projeto desenvolvendo a função de entrevistador no Pronto Atendimento Vila Luzita e Centro Hospitalar de Santo André. Participação fundamental para que esta pesquisa se realizasse.
 
São eles:
Ana Carolina Lustosa – (Enfermagem)
Ana celeste Adriano – (Enfermagem)
Ananda Dias de Souza Gomes – (Enfermagem)
Caroline Mello – (Enfermagem) 
Edna Santos Figueiredo – (Enfermagem)
Eliandra Medrado Araújo – (Enfermagem)
Emerson Fabiano Vicente – (Enfermagem)
Fernanda dos Reis Ferreira – (Fisioterapia)
Flávia Regina de Moraes – (Enfermagem)
Giovanna de Paula Santos – (Enfermagem)
Jéssica Gonçalves Ferreira – (Nutrição)
Laís Martins dos Santos – (Enfermagem)
Melissa Paiva de Jesus – (Enfermagem)
Priscila Lima Gonçalves – (Enfermagem)
Tamires Aparecida Bezerra da Silva – (Enfermagem)
Victor Hugo Passarelli – (Enfermagem)