Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


 

APRESENTAÇÃO

A Faculdade de Medicina do ABC foi autorizada a funcionar em 5 de fevereiro de 1969 e reconhecida em 18 de dezembro de 1975. É mantida pela Fundação do ABC, uma Organização Social de Saúde, entidade civil sem fins lucrativos, instituída pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Na graduação, a Faculdade de Medicina do ABC oferece os cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Gestão em Saúde Ambiental.
 

Medicina

O curso de Medicina forma profissionais qualificados para diagnosticar e conduzir os problemas de saúde mais freqüentes, assim como os habilita a atuar na prevenção e promoção da qualidade de vida. No modelo pedagógico do curso de Medicina da FMABC há um grupo de disciplinas comuns a todos os alunos e outro de currículo eletivo, de livre escolha. O internato, dirigido para estudantes do 5º e 6º anos, tem como objetivo o exercício prático dos conhecimentos adquiridos, sendo realizado em hospitais e ambulatórios próprios ou conveniados.

A FUABC faz a gestão de vários hospitais e unidades de saúde municipais e estaduais, propiciando campos de estágio e Residência Médica, além de promissor mercado de trabalho aos alunos.


Enfermagem

Comprometido com a excelência de ensino e certo da responsabilidade junto à comunidade, o curso de Enfermagem garante oportunidades de aprendizagem diferenciadas e corpo docente qualificado, envolvido com atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O enfermeiro tem formação generalista e atua em diversos cenários terapêuticos como: administração, gerenciamento e assistência hospitalar, ambulatorial, unidades básicas de saúde, home care, além de consultórios e empresas; Educação à comunidade e atualização aos profissionais de saúde; Programas de assessoria e pesquisa, desenvolvendo estudos epidemiológicos, atuando em programas de promoção da saúde, integrando equipes multiprofissionais e produzindo conhecimentos que contribuam para melhoria na qualidade de vida.


Farmácia

O âmbito de atuação do profissional farmacêutico é bastante vasto e abrangente, desde pesquisa e desenvolvimento de medicamentos até as análises clínicas e toxicológicas. Os profissionais graduados em Farmácia têm formação para o correto diagnóstico laboratorial e assessoria no tratamento de enfermidades quando medicamentos forem indicados. Além disso, são preparados para realização de controle de qualidade de produtos farmacêuticos e cosméticos, bem como para participação em comissões multidisciplinares de controle de infecções hospitalares. Dentre as principais áreas de atuação estão farmácias, drogarias, hospitais, indústrias farmacêuticas, indústrias cosméticas, indústrias de alimentos, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, entre outras.
 

Fisioterapia

O curso de Fisioterapia capacita o profissional a desenvolver ações de promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde em nível individual ou coletivo. O fisioterapeuta é habilitado a avaliar e aplicar recursos e técnicas de acordo com os prognósticos para a melhor recuperação e reabilitação dos pacientes.


Nutrição

O curso de Nutrição da FMABC capacita o profissional a desenvolver atividades de prevenção, promoção e recuperação da saúde. A formação generalista torna o formando habilitado a atuar em todas as áreas da nutrição. Dentre os principais campos de atuação estão o gerenciamento e a avaliação de unidades de alimentação para coletividades, atuação clínica em hospitais ou consultórios, além de programas de alimentação e nutrição em saúde pública.


Terapeuta Ocupacional

Terapeuta Ocupacional é o profissional que estuda e intervém nas dificuldades que as pessoas adquirem para realizar suas ações cotidianas. Portanto, tem como objetivo promover a independência e autonomia de quem apresenta alguma disfunção física, mental e/ou psicossocial. O aluno tem formação generalista e é capacitado a atuar nas diversas áreas de atenção e promoção à saúde, na prevenção de doenças e reabilitação de pacientes, assim como na inclusão social e educação.


Gestão em Saúde Ambiental

Estudar, prevenir e controlar os prejuízos à saúde causados por fatores ambientais estão entre as premissas do curso de Gestão em Saúde Ambiental da FMABC. A modalidade busca capacitar profissionais para a gestão integrada da saúde e o ambiente biofísico e psicossocial, no controle e na pesquisa de mecanismos de doenças causadas por exposições ambientais. Destinação e tratamento de resíduos sólidos e tóxicos, controle dos riscos laboratoriais e redução das poluições sonora, do ar, da água e dos alimentos também fazem parte da grade curricular.
 

Além dos cursos de graduação, a Faculdade de Medicina do ABC oferece cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, aproximando a comunidade acadêmica da pesquisa e do ensino permanente, fundamental ao profissional de hoje.

 

Coordenador da Graduação: Prof Dr. Fernando Affonso Fonseca

Telefone: (11) 4993-7263

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FIM