Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

APRESENTAÇÃO

O Curso de Enfermagem da FMABC é um dos mais tradicionais na região do ABC e São Paulo. Iniciou suas atividades em 1999 e a mais recente renovação de Reconhecimento de Curso se deu em 2016, por meio da Portaria MEC No. 316, publicada no Diário Oficial União em 18/07/2016.
 
Tem sua visão aberta à inovação pedagógico-assistencial e está em estreita sintonia com o mundo do trabalho do enfermeiro.  Tornou-se um dos mais conceituados cursos de graduação em enfermagem, obtendo ótimas avaliações internas e externas (ENADE 2013 nota máxima=5). 
 
Os professores, mestres e doutores, têm grande experiência em suas áreas de atuação e garantem o ensino de qualidade por serem eles mesmos os preceptores dos alunos nas atividades práticas de estágio, o qual se inicia já na 1ª série curricular. 
 
Ainda, a FMABC oferece uma estrutura de ensino privilegiada, contando com vários laboratórios, centros de simulação e ambulatórios de especialidades, bem como um agradável ambiente de convivência social construído e conquistado por todos os alunos. 
 
Por sua estrutura orgânica centrada na excelência de qualidade dos seus cursos de graduação, de pós graduação (lato sensu, mestrado e doutorado), de extensão, de pesquisa e de assistência, a FMABC pretende ascender a Centro Universitário e, desta forma, expandir sua já consagrada contribuição à sociedade, formando enfermeiros sempre altamente qualificados em suas competências e habilidades para atender à demanda e exigências do mercado de trabalho.
 

ENADE

O Curso de Enfermagem recebeu conceitos 4 e 5 nas avaliações do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em  2004, 2007, 2010 e 2013 .

ESTRUTURA CURRICULAR

O Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC é oferecido nos período matutino - 7h 30min às 12h (50 vagas) e vespertino - 18h40min às 23h (50 vagas). As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, podendo ainda contar com atividades aos sábados. 
 
Com o objetivo de formar profissionais capacitados a atuar com excelência de qualidade nas áreas de saúde pública e privada, nos diferentes níveis de atendimento que abrangem a atenção primária, secundária, terciária e quaternária, o Curso de Enfermagem visa preparar o Enfermeiro para reconhecer e compreender o homem como um ser bio-psico-socio-espiritual e afetivo que tem o direito inalienável de viver e conviver, considerando a complexidade do processo de cuidar em todo seu ciclo vital. 
 
Como profissional de saúde, estará capacitado a desenvolver ações de prevenção, promoção, reabilitação e educação em saúde, atuando com autonomia e junto à equipe multiprofissional, de forma ativa e participativa nas áreas assistenciais, gerenciais, educacionais, de pesquisa e de tecnologia.
 

ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E PRÁTICAS CLÍNICAS

As atividades curriculares de práticas clínicas e estágios supervisionados são compreendidas como sede principal do desenvolvimento da assistência, de integração docente-assistencial, de pesquisas e como campo vivo e real para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. 
 
Alinhada à experiência teórica e de prática simulada, a vivência em cenários reais, seja nos serviços de saúde na atenção básica, em unidades ambulatoriais e hospitalares, permite que os estudantes conheçam situações verdadeiras que necessitam de intervenção. 
 
Portanto, as práticas clínicas se iniciam desde o 2º semestre com ênfase no processo do cuidar e, progressivamente, o estudante vai experimentando os diversos cenários de atenção à saúde.
 
Os estágios supervisionados, que exigem maior domínio técnico e cientifico, dimensionam as práticas do estudante de enfermagem nas áreas de atenção básica e hospitalar de alta complexidade, contemplando atividades com ênfase na gestão da assistência à pessoa, família e comunidade, utilizando como campos de aprendizagem as  unidades hospitalares e de estratégia de saúde da família. 
 
Desta forma, os estágios curriculares contemplam atividades relacionadas à assistência, gestão, educação e pesquisa, garantindo uma vivência coerente e consistente, com visão aprimorada das necessárias habilidades e competências do profissional enfermeiro.
 

MERCADO DE TRABALHO

A Enfermagem é uma profissão essencial e, por isso, revela sua tradição pela atuação do enfermeiro e surpreende por sua autonomia em empreender. Ainda, dadas as características da saúde no Brasil, bem como o aumento da longevidade e das doenças associadas ao estilo de vida, muitas são as intervenções atribuídas ao enfermeiro que percebe sua responsabilidade para a promoção da saúde. 
 
Deste modo, a Estrutura do Curso de Enfermagem da FMABC prepara seu aluno a atuar no mundo do trabalho, nos seguintes planos:
- Assistencial: Unidades básicas de saúde, unidades hospitalares, unidades de reabilitação, homecare. 
- Gestão: diretorias, auditorias, consultorias, assessorias, pesquisas.
- Educação e Pesquisa: participação em grupos de pesquisas clínicas e programas de educação em saúde. 
- Enfermeiro Empreendedor: oportunidade de gerenciar seu próprio negócio como clínicas /consultórios de enfermagem (consultas de enfermagem ao idoso, à gestante, ao recém-nascido, procedimentos e medicações de alta complexidade, feridas e ostomias, entre outros), empresas de homecare, empresas de treinamento em saúde, entre outros.
 

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Várias oportunidades são oferecidas aos alunos para participar de atividades extracurriculares em horários alternativos. Destacam-se algumas atividades, como:

PROJETO RONDON: parceria da FMABC com os programas estaduais e participação multidisciplinar de todos cursos da FMABC.
PROJETO BEM VIVER: consultas de enfermagem em Reabilitação Gerontológica, no ambulatório de geriatria da FMABC e visitas domiciliares. 
LAESCA - LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE- atividades assistenciais, educacionais e de pesquisa na área da saúde da criança e adolescente, organizadas e promovidas pelos alunos e orientadas por tutores do Curso de Enfermagem. 
LAEC - LIGA ACAÊMICA DE ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA- atividades assistenciais, educacionais e de pesquisa na área da cardiologia, organizadas e promovidas pelos alunos e orientadas por tutores do Curso de Enfermagem. 
LAMSI - LIGA ACADÊMICA MULTIDISCIPLINAR NA SAÚDE DO IDOSO- atividades assistenciais, educacionais e de pesquisa na área da saúde do idoso, organizadas e promovidas pelos alunos e orientadas por tutores do Curso de Enfermagem. 
PROJETO CAMPANHA DE VACINAÇÃO – Campanhas anuais de vacinação de toda a comunidade acadêmica.
EVENTOS CIENTÍFICOS -  Simpósio Internacional em Ciências da Saúde, Semana da Enfermagem, Encontro Científico, entre outros.
FEIRA DA SAÚDE- Atividade de organização discente, anual, multidisciplinar, de atenção à saúde e educação em saúde.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA- Programa de iniciação em pesquisa cientifica, com bolsas oferecidas por órgãos de fomento.
ENTIDADES ACADÊMICAS – Centro acadêmico, Associação Atlética, Ligas acadêmicas.
MONITORIAS- Programas de monitorias em disciplinas básicas e profissionalizantes.
 

DESTAQUES

O Curso de Enfermagem da FMABC se estabelece comprometido com ações pedagógicas diferenciadas e inovadoras, garantindo um ensino estruturado para desenvolver os potenciais cognitivos, técnicos e atitudinais dos estudantes, o qual é ampliado por diversas oportunidades de experiências extracurriculares.
 
Contando com um corpo docente qualificado e parcerias com diversas instituições de saúde na região do ABC, o Curso de Enfermagem da FMABC se destaca entre seus pares por oferecer ao estudante a aquisição de conhecimentos de forma integrada e aplicada, com uma visão empreendedora e participativa, fazendo do processo de ensino-aprendizagem uma significativa e transformadora experiência.
 
Mais de 80% dos egressos alcançam colocações profissionais em instituições de saúde ou em programas de pós-graduação, residência e aprimoramento reconhecidos já no primeiro ano da conclusão do Curso de Enfermagem.
 
 

FIM

Enfermagem
 Duração: 4 anos
 Carga Horária: 4.800 Horas/Aula
 Turno: Matutino
 Mensalidade 2017:                R$ 1171,31