Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – LAESCA

A Liga Acadêmica de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente  (LAESCA) tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos futuros enfermeiros por meio de atividades de ensino, pesquisa e assistência na área de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente, desenvolvendo projetos, promovendo cursos, palestras, debates e atuando de maneira prática na promoção, prevenção e reabilitação da saúde. 
 
A LAESCA foi aprovada pela Egrégia Congregação da Faculdade de Medicina do ABC em junho de 2013.  
 
A coordenação docente é composta pelas professoras: Prof.ª Dra. Rosangela Filipini – Patrona da liga e coordenadora científica e Profª Ma. Isabel C. Fernandes – Coordenadora de práticas.
 
A atual diretoria é composta 6 alunos: Thamires de Moraes da Costa Sousa – Presidente; Priscila de Bortoli Silvestre – Vice-presidente; Anna Paula Dias da Silva – Diretora de prática; Douglas Pallone Vasconcelos dos Santos – Diretor Cientifico; Amanda Almeida Apolinário – Tesoureira; Sarah Baffile Soeltl – Secretária. 
  
Entre as atividades da LAESCA, destaca-se o Curso introdutório, oferecido anualmente para o ingresso de novos membros à liga por meio de processo seletivo, o qual seleciona 25 alunos do 1º ao 4º ano do curso de Enfermagem.
 
Além deste, são planejadas e programadas diversas atividades como projeto de prevenção e rastreamento do tracoma em instituições de ensino na região do grande ABC e da Grande São Paulo, projetos científicos, apresentação de estudos de casos, participações na Feira de Saúde, visitas na Oncopediatria da Faculdade, formação complementar contínua para os membros da liga.
 

 

Liga Acadêmica de Enfermagem em cardiologia  (LAEC) 

A Liga Acadêmica de Enfermagem em cardiologia  (LAEC) tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos futuros enfermeiros por meio de atividades de ensino, pesquisa e assistência à saúde na área de Enfermagem em Cardiologia, desenvolvendo projetos, promovendo cursos, palestras, debates e atuando de maneira prática na promoção, prevenção e reabilitação da saúde. 
 
A LAEC foi aprovada pela Egrégia Congregação da Faculdade de Medicina do ABC em 07 de março de 2014.  
 
A coordenação docente é composta pelas professoras: Prof.ª Ma. Ana Maria Marcondes Fiorano – Patrona da liga, Prof.ª Ma. Juliana Thomaz Palladino – Coordenadora de práticas e Prof.ª Ma. Simone Alvarez Moretto – Coordenadora científica.
 
A atual diretoria é composta 6 alunos:  - Presidente: Rebeca Santana de Oliveira , Diretor de prática: Felipe Vasconcelos de Mendonça, Diretora Cientifica:Amanda Almeida Apolinário,  Tesoureiro: Douglas Pallone Vasconcelos dos Santos, Primeira secretária: Maria Luiza Rodrigues Ferreira da Silva  e  Segunda Secretária: Daniele Lima Cotrufo. 
 
Entre as atividades da LAEC, destaca-se o Curso introdutório, oferecido anualmente para o ingresso de novos membros à liga por meio de processo seletivo, o qual seleciona 15 alunos do 1º ao 4º ano do curso de Enfermagem.
 
Além deste, são planejadas e programadas diversas atividades como participações na Feira de Saúde, estágios observacionais em unidades coronarianas do Hospital Estadual Mario Covas, reuniões clínicas, consultas de enfermagem no ambulatório de cardiologia da FMABC, participação em programas de educação em saúde e projetos de pesquisa científica, formação complementar contínua na área da enfermagem cardiovascular para os membros da liga.
 

 

Liga Acadêmica Multidisciplinar na Saúde do Idoso – (LAMSI)

A Liga Acadêmica Multidisciplinar na Saúde do Idoso – (LAMSI) tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos futuros enfermeiros por meio de atividades de ensino, pesquisa e assistência na área de Enfermagem na saúde do idoso, desenvolvendo projetos, promovendo cursos, palestras, debates e atuando de maneira prática na promoção, prevenção e reabilitação da saúde. 
 
A LAMSI foi aprovada pela Egrégia Congregação da Faculdade de Medicina do ABC em setembro de 2017.  Seu estatuto e regulamento foram elaborados pelos acadêmicos dos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Nutrição e Gestão em Saúde Ambiental, sob orientação da Profª Ma. Ana Paula Guarnieri, coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso. 
 
Cada curso tem em sua representação um professor/coordenador e seu respectivo suplente; um representante acadêmico e seu suplente; com exceção do curso de Enfermagem, que conta com uma diretoria composta por 2 professores e 6 alunos: Enfermagem: Prof. Ana Paula Guarnieri – Patrona; Prof. Érica Chagas de Araújo – Coordenadora de Práticas; Thamires de Moraes da Costa Sousa – Presidente; Sarah Baffile Soeltl – vice-presidente; Suzana de Moraes Esteves Manzano – 1a Secretária; Beatriz Arrebola – 2a Secretária; Anna Paula Dias da Silva – Tesoureira; Amanda Almeida Apolinário – Diretoria de Práticas; Thamyres Ribeiro Souza – Diretora Científica. Farmácia: Prof. Fernanda Yakel Stefani – Coordenadora de Científica; Prof. Ana Elisa Prado Coradi – Suplente; Gabriela Rocha Maria – Representante; Emily Garcia Sampaio – Suplente. Terapia Ocupacional: Prof. Natasha Carreño – Coordenadora; Prof. Andreia Zarzour Abou Hala Corrêa – Suplente; Amanda de Vasconcelos Ferreira – Representante; Karina Santana Ribeiro – Suplente. Fisioterapia: Prof. Fernanda Benetti – Coordenadora; Prof. Rodrigo Daminello Raimundo – Suplente; Malú Esteves de Andrade – Representante; Nathalia Barreia Attina – Suplente. Nutrição: Prof. Fernanda Carlucio – Coordenadora; Prof. Narjara Leite – Suplente. Gestão em Saúde Ambiental: Prof. Fernando Luiz Affonso Fonseca – Coordenador; Prof. Odair Ramos da Silva – Suplente. 
 
Entre as atividades da LAMSI, destaca-se o Curso introdutório, oferecido para o ingresso de novos membros à liga por meio de processo seletivo, o qual seleciona 42 alunos de todos as séries e cursos constituintes da Liga.
 
Por ser uma Liga recém-criada, estão previstas atividades para a atuação Multiprofissional em Ambulatórios, contando com os da Faculdade, Unidades Básicas de Saúde dos Municípios de Santo André e São Bernardo do Campo e no Centro de Saúde Escola Capuava, em Santo André.
 

 

 

 

- FIM

Enfermagem
 Duração: 4 anos
 Carga Horária: 4.800 Horas/Aula
 Turno: Matutino
 Mensalidade 2017:                R$ 1171,31