Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

APRESENTAÇÃO

O Curso de Farmácia da Faculdade de Medicina do ABC é oferecido nos períodos matutino (50 vagas) e noturno (60 vagas). As aulas são oferecidas de segunda à sexta-feira, nos seguintes horários: 7 h 30 min às 12 h. ou 18h 40 min às 23 h. Na última avaliação, o curso foi reconhecido por mais quatro anos pelo CEE.
 
O curso tem como objetivo geral formar um profissional farmacêutico generalista, capacitado a exercer atividades referentes aos fármacos, medicamentos e cosméticos, às análises clínicas e toxicológicas e à produção e controle de alimentos.
 
Como profissional de saúde, estará capacitado a desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde tanto em nível individual como coletivo. Deverá ser capaz de aprender continuamente, tanto na formação quanto na sua prática, e ter sempre compromisso com sua educação e das futuras gerações, sem perder de vista o amplo campo profissional nas áreas de Medicamentos, Alimentos e Análises Clínicas e Toxicológicas.

 

 

ESTRUTURA CURRICULAR

O curso de Farmácia da FMABC oferece um currículo amplo, preocupado desde o início com a formação de profissionais capacitados e conscientes de sua atuação como profissional de saúde, nos assuntos relativos às Ciências Farmacêuticas, preparando-os para atuar em drogarias, farmácias, hospitais, indústrias farmacêuticas, indústrias cosméticas, indústrias de alimentos, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, além de diversas áreas onde o profissional Farmacêutico está habilitado a atuar.  
 
Em 2000 iniciou-se a primeira turma do curso de Farmácia da FMBC, sendo o reconhecimento aprovado pela portaria CEE/GP 140/2004 do Conselho Estadual de Educação. Uma reestruturação do Projeto Pedagógico foi aprovada pelo CEE em 2012, oferecendo uma formação mais atualizada para os nossos alunos.
 
Algumas disciplinas do curso são: Farmácia Hospitalar, Farmacognosia e Fitoterapia, Farmacotécnica, Cosmetologia, Bromatologia, Microbiologia e Imunologia, Parasitologia, entre outras. Além de disciplinas do curso, há outras atividades como monitorias, cultivo de plantas medicinais, iniciação científica, participação em congressos, simpósios e seminários relativos aos campos de atuação do farmacêutico.
 
Acrescentam-se ainda atividades complementares em ações comunitárias da Liga de Assistência Farmacêutica.
 

 

ESTÁGIOS E PRÁTICA CLÍNICA

Por trabalhar com turmas reduzidas, a FMABC garante alta qualidade de ensino teórico em aula e supervisão direta dos professores nos aprendizados práticos, pois muitas aulas são ministradas no diversos laboratórios da FMABC.
 
Além disso, sua mantenedora, a Fundação do ABC, faz a gestão clínica de hospitais-escola. Somem-se ainda os vários convênios com os principais serviços públicos de saúde no ABC paulista e com Indústrias Farmacêuticas, Cosméticas e de Alimentos, assim como diversos ambulatórios de especialidades no campus em Santo André.
 
Os alunos deverão realizar estágios supervisionados no curso de Farmácia, visando completar a formação teórica, permitindo colocar em prática os conhecimentos, as atitudes e as habilidades aprendidos. Os estágios buscam a integração da teoria e prática, permitindo o aperfeiçoamento técnico-profissionalizante. 
 

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O Curso de Farmácia da FMABC foi submetido a quatro avaliações do ENADE realizadas em 2004, 2007, 2010 e 2013, sendo que na última obteve-se conceito 4.

 

MERCADO DE TRABALHO

A estrutura curricular contempla todos os saberes necessários à formação do farmacêutico generalista capacitado a atuar nas três grandes áreas de atuação: Medicamentos, Análises Clínicas e Toxicológicas e Alimentos, com enfoque central no Medicamento. Vale destacar como campos de atuação do Farmacêutico, Drogarias e Farmácias, Farmácias Hospitalares, Laboratórios Clínicos e de Pesquisa, Instituições de Ensino, Órgãos de Fiscalização, Laboratórios de Toxicologia, Indústrias de Medicamentos, de Cosméticos e de Alimentos.

 

DESTAQUES DO CURSO

- O currículo abrangente do curso de Farmácia da FMABC, com mais de 5000 horas aula, faz com que a integração entre os conteúdos, bem como sua contextualização, facilitem o aprendizado. As várias atividades realizadas durante o curso, tanto curriculares como extracurriculares, ampliam a capacidade dos estudantes de refletir sobre outros aspectos relevantes à área da saúde, principalmente econômicos e sociais.
 
- O curso oferece um grande número de aulas práticas.
 
- A reestruturação curricular realizada recentemente teve como objetivo permitir que todos os alunos tenham a mesma formação, podendo atuar em todos os campos de trabalho da profissão. 
 

 

FIM

Farmácia
 Duração: 5 anos
 Carga Horária: 5.065 Horas/Aula
 Turno: Matutino e Noturno
 Mensalidade 2017:             R$ 1.037,21