Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Liga de Prevenção às Doenças Infecciosas (LPDI)

- Liga de Prevenção às Doenças Infecciosas (LPDI) – associada à disciplina de Moléstias Infecciosas, tem como patrono o Dr. Juvencio José Dualibe Furtado e atual presidente a acadêmica Renata Bordim do 4o ano. Todos os anos de graduação podem participar da liga, porém só há vagas para novos membros do 1o ao 4o ano. A liga tem atividades mensais ambulatoriais de 4h no .... e aulas teóricas também mensais.
 

Liga de Prevenção e Tratamento das Doenças da Cabeça e Pescoço (LPTDCP)

- Liga de Prevenção e Tratamento das Doenças da Cabeça e Pescoço (LPTDCP) – associada à disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, tem como patrono a Dra. Jossi Ledo Kanda e atual presidente a acadêmica Giuliana Angelucci do 4o ano. Apenas alunos do 2o ao 6o ano de graduação podem participar da liga. A liga possui carga horária de 9h mensais distribuídas em: atividades de pesquisa, atividades ambulatoriais e cirúrgicas (Hospital Estadual Mário Covas e Hospital de Ensino Padre Anchieta) e aulas teóricas mensais. Outras atividades: dissecções no SVO por 2h mensais e reuniões para orientação linear dos trabalhos científicos por 1h e meia em média.
 

Sociedade Acadêmica de Estudo e Controle do Câncer (SAECC)

- Sociedade Acadêmica de Estudo e Controle do Câncer (SAECC) – associada às disciplinas de Hematologia e Oncologia, tem como patrono o Dr. Auro del Giglio e atual presidente o acadêmico Alexandre Potério do 3o ano. O ingresso na liga é possível apenas para 2o e 3o ano. A liga possui uma carga horaria de 10h mensais, sendo: atividades de pesquisa, atividades ambulatoriais de 2h mensais no ambulatório de Oncologia do Anexo III da FMABC, além de aulas ministradas 1 vez por mês sobre temas gerais relativos à oncologia. Outras atividades: projetos de pesquisa relacionados à oncologia, simpósios de oncologia, visitas à serviços de atendimento oncológico e reuniões relativas aos projetos de pesquisa.
 

Liga de Cirurgia Cardiovascular (LCCV)

- Liga de Cirurgia Cardiovascular (LCCV) – Associada às disciplinas de Cirurgia Torácica e Cirurgia Cardiovascular, tem como patronos o Dr. Adilson Casemiro Pires e a Dra. Louise Horiuti. Todos os anos podem participar da liga. Atividades mensais da liga: pesquisa científica, aulas teóricas e atividades cirúrgicas no Hospital Estadual Mário Covas ou Hospital de Ensino Padre Anchieta num total de 32h/mês. Além disso, a liga participa anualmente na Feira de Saúde organizada pelo DANMC, auxiliando a liga de Cardiologia na triagem de hipertensão arterial e hipercolesterolemia, assim como esclarecendo a população sobre riscos e medidas de prevenção para tais doenças.
 

Liga de Hebiatria (LH)

- Liga de Hebiatria (LH) – Associada à disciplina de Hebiatria do departamento de Pediatria, tem como patrono a Dra. Maria Aparecida Dix e a Dra. Ligia de Fátima Nóbrega Reato. A liga dispõe de vagas para ingresso de alunos do 1o ao 4o ano. Ocorrem atividades ambulatoriais de 2h mensais sempre as segundas e terças-feiras no Centro de Referência de Hebiatria. Além disso, a liga participa no Projeto Rotary.
 

Liga de Tratamento Intensivo (LTI)

- Liga de Tratamento Intensivo (LTI) – associada à disciplina de Clínica Médica, tem como patrono a Dra. Maria Cecília Damasceno e atual presidente a acadêmica Jéssica Attivo do 5o ano. Apenas alunos do 2o ao 5o ano podem participar da liga e a atividade realizada pelo membro na liga depende do ano que ele está cursando:
    .2º e 3º ano: realizam 3 plantões por mês, totalizando 18h mensais
    .4º ano: 2 plantões por mês, totalizando 12h
    .5º ano: 1 plantão a cada 2 meses, totalizando 3h
Os plantões são realizados na UTI dos hospitais Albert Sabin e INCOR e na UTI neonatal e pediátrica do hospital Márcia Maria Braido. Além disso, a liga conta com atividades de pesquisa científica e aulas teóricas.
 

Liga de Prevenção à Cegueira (LPC)

- Liga de Prevenção à Cegueira (LPC) – associada à disciplina de Oftalmologia, tem como patrono o Dr. José Ricardo Rehder e atual presidente a acadêmica Mariana Barp do 5o ano. Todos os anos podem participar da liga. A liga conta com atividades ambulatoriais (plantões) de 3h mensais no Hospital Municipal de Santo André além de participarem de mutirões como da Catarata ou de acuidade visual com população infantil.
 

Liga do Trauma e Cirurgia de Emergência (LTCE)

- Liga do Trauma e Cirurgia de Emergência (LTCE) – associada à disciplina de Cirurgia Geral e de Urgência, tem como patrono o Dr. Mário Faro e atual presidente o acadêmico Felipe Bruniera do 4o ano. Apenas estudantes do 2o ao 4o ano podem ingressar na liga. Atividades: aula teórico-prática mensal (discussão de casos e artigos científicos) de 2h mensais, pesquisa no campo intra-hospitalar com relatos de casos e estudos epidemiológicos, plantões no Hospital Municipal de Santo André com frequência de 1 plantão mensal por membro de 5h por mês, programa de educação médica continuada em cirurgia de 2h por aula por mês, videoconferência mensal internacional de 1h por mês. Outras atividades: participação e organização do Simpósio Paulista das Ligas do Trauma (SIMPALT), participação como manequins no OSCE, participação no COMUABC, capacitação de membros da LTCE com curso prático de paramentação e sutura na Técnica Cirúrgica da FMABC.
 

Liga de Estudo e Tratamento de Transtornos Neurológicos (LETTN)

- Liga de Estudo e Tratamento de Transtornos Neurológicos (LETTN) – Associada às disciplinas de Neurologia, Neuropediatria e Neurocirurgia, tem como patrono o Dr. Rubens Wajnsztejn. O ingresso na Liga ocorre no final do ano, permitindo a entrada de alunos entre o 1º e 3º ano, apresentando assim na maior parte do ano membros do 2º ao 4º ano.  A Liga possui atividades de pesquisa científica, incluindo vários alunos que realizam iniciação científica com docentes da Neurologia ou Neurocirurgia. As atividades ambulatoriais de 2h, 3 vezes por mês ocorrem no Anexo II da FMABC, há aulas ou discussão de filmes mensais e atividades em Epilepsia no Mário Covas. Ademais, a LETTN atua no Mutirão do Parkinson, Mutirão de Distúrbios Cognitivos e na Feira de Saúde.
 

Liga de Desenvolvimento Sexual da Mulher (LDSM)

- Liga de Desenvolvimento Sexual da Mulher (LDSM) – Associada à disciplina de Ginecologia e Obstetrícia, tem como patrono o Dr. Mauro Sancovski. Apenas membros do 2o ao 5o ano podem participar da liga. A liga possui: atividades de pesquisa científica, aulas teóricas bimestrais, atividades cirúrgicas de plantões obstétricos de 4h por mês no HMU Acari, além de atividades ambulatoriais (patologia cervical, prevenção do câncer de mama e climatério) de 2h mensais no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Outras atividades: reuniões mensais e produção de trabalhos científicos, capacitação em exames preventivos (papanicolaou), participação anual na Feira de Saúde organizada pelo DANMC.

 

Liga de Estudo e Tratamento dos Transtornos do Humor (LETTH)

- Liga de Estudo e Tratamento dos Transtornos do Humor (LETTH) – Associada à disciplina de Psiquiatria, tem como patrono o Dr. Gilberto Delia. Todos os anos de graduação podem participar da liga, mas apenas estudantes do 1o ao 4o ano podem ingressar. A liga possui atividades ambulatoriais de 3h mensais no Hospital Municipal de Santo André de acompanhamento de consultas de pacientes internados no setor de emergências psiquiátricas e atividades ambulatoriais de 2h mensal no Anexo II da FMABC,aulas teóricas, discussões de casos clínicos e, semestralmente, o SOS Psiquiatria, em que é feita uma discussão sobre um filme com temática relacionada à doenças psiquiátricas. 
 

Sociedade Acadêmica de Gastroenterologia (SAGE)

- Sociedade Acadêmica de Gastroenterologia (SAGE) – associada à disciplina de Gastroenterologia, tem como patrono o Dr. Wilson Catapani e atual presidente a acadêmica Bárbara Pavin do 4o ano. A liga aceita ingresso de estudantes do 1o ao 4o ano de graduação. Possui atividades de pesquisa científica e discussão de artigos, eventuais aulas teóricas e ambulatórios para acompanhamento de consultas no Ambulatório de Gastroenterologia da FMABC que não são obrigatórios pois acontecem no período de aula.
 

Liga de Imagem na Prática Médica (LIPM)

- Liga de Imagem na Prática Médica (LIPM) – Associada à disciplina de Diagnóstico por Imagem, tem como patrono o Dr. Claudio Campi de Castro. Todos os anos da graduação podem participar. A liga possui atividades de pesquisa científica, atividades ambulatoriais que ocorrem sempre às terças-feiras, num total de 2h semanais, para acompanhamento de laudos no Hospital Estadual Mário Covas, além do curso continuado de imagem na prática médica com uma aula teórica mensal de 2h.

 

Liga de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (LAMTC)

- Liga de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (LAMTC) – Associada à disciplina de Clínica Médica, tem como patrono o Médico Maurício Kenzo Maruyama. Todos os anos podem participar da liga. A liga possui atividades ambulatoriais sempre às sextas-feiras das 11h00 às 14h00 no Laboratórios de Fisioterapia e de Habilidade e às quartas-feiras das 17:00 às 20:00 no Laboratório de Habilidades para atendimento ambulatorial de pacientes utilizando os conceitos e técnicas da Acupuntura, além aulas teóricas mensais de 4h. Outras atividades: pesquisa clínica, participação anual da Feira de Saúde do DANMC e intercâmbio com outras ligas de Acupuntura.
 

Liga de Prevenção às Afecções Ortopédicas (LPAO)

- Liga de Prevenção às Afecções Ortopédicas (LPAO) – associada a disciplina de Ortopedia (doenças do aparelho locomotor), tem como patrono o Dr. Marcelo Schmidt Navarro e atual presidente o acadêmico Fernando Luvizotto Carvalho do 4o ano. Apenas alunos do 2o ao 5o ano podem participar da liga. Possui atividades de pesquisa científica com residentes sob orientação de professor, atividades ambulatoriais de acompanhamento do pronto-socorro do Hospital Municipal de Santo André sempre de terça e quinta-feira das 18h00 às 20h00, atividades cirúrgicas 2 vezes por mês no Hospital Estadual Mário Covas e HMU além de 4 cirurgias no ano aos sábados de manhã também no HMU e ainda aulas teóricas do curso continuado de ortopedia toda última quinta-feira do mês. A liga também participa do Interligas de Ortopedia.
 

Liga Acadêmica de Prevenção às Afecções Cutâneas (LAPAC)

- Liga Acadêmica de Prevenção às Afecções Cutâneas (LAPAC) – Associada à disciplina de Dermatologia, tem como patrono o Dr. Carlos D’Aparecida Machado. Todos os anos da graduação podem participar. A liga possui aproximadamente 9 horas mensais de atividades: duas vezes ao mês há acompanhamento de casos de destaque junto a residentes e preceptores realizado no período do almoço no Ambulatório de Dermatologia da FMABC. Além disso, é possível assistir a uma cirurgia por mês realizada no Ambulatório da Dermatologia da FMABC, com duração de aproximadamente 4 horas no período da manhã. A liga ainda realiza campanhas (sobre envelhecimento, câncer de pele, hanseníase, dentre outros) durante o ano conforme convite de dermatologistas, participa anualmente da Feira de Saúde organizada pelo DANMC, além de oferecer a oportunidade de participar na elaboração de trabalhos científicos.
 

Sociedade Acadêmica de Clínica Médica (SACM)

- Sociedade Acadêmica de Clínica Médica (SACM) – associada à disciplina de Clínica Médica, tem como patrono o Dr. José Jorge Namura e atual presidente a acadêmica Sofia San Martín do 4o ano. Apenas alunos do 2o ao 6o ano podem participar da liga. A liga possui aulas teóricas e discussão de casos clínicos com frequência bimestral de 2h cada. As atividades de pesquisa também são bimestrais, de 4h, para registro de casos clínicos e levantamento epidemiológico. As atividades ambulatoriais ocorrem no Hospital Estadual Mário Covas, Instituto de Infectologia Emílio Ribas e PS Central de São Bernardo do Campo tanto no pronto-socorro quanto no ambulatório de especialidades, sendo bimestrais de 2h e meia a 3h cada, sempre no período da noite.
 

Sociedade Acadêmica de Estudos em Hematologia (SAEH)

- Sociedade Acadêmica de Estudos em Hematologia (SAEH) – associada à disciplina de Oncologia e Hematologia, tem como patrono a Dra. Davimar Borducchi e atual presidente a acadêmica Natalia Ortiz do 4o ano. Apenas alunos do 2o ao 4o ano podem ingressar na liga. A liga possui atividades de pesquisa científica de 3h mensais, reunião científica de 2h mensais e atividades ambulatoriais de 3h mensais no Anexo III de Oncologia/Hematologia da FMABC (consultas com acompanhamento de um médico responsável). Outras atividades: simpósios promovidos pelo CEPHO, campanhas (doação de sangue), participação anual na Feira de Saúde organizada pelo DANMC e participação em congressos.
 

Liga de Cirurgia Plástica e Queimados (LCPQ)

- Liga de Cirurgia Plástica e Queimados (LCPQ) - Associada à disciplina de cirurgia plástica, tem como patrono o Dr. Victor Hugo Lara Cardoso de Sá, e como professor coordenador o Dr. Gerson Vilhena Pereira Filho. Apenas alunos do 1º ao 4º ano podem participar. A liga possui atividades de pesquisa científica feita em horário individual para cada aluno, bem como aulas teóricas quinzenais, junto aos residentes de cirurgia plástica da FMABC no Hospital Santa Catarina, num total de 6 horas por mês, ministradas pelos próprios residentes ou médicos convidados. Os participantes também realizam atividades ambulatoriais que ocorrem diariamente no Anexo II da FMABC, durante o período de almoço, através de escalas montadas pela diretoria da liga, onde se faz o atendimento de triagem, consultas, curativos e pequenos procedimentos da Cirurgia Plástica. Além disso, realizamos visitas semanais ao Serviço de Verificação de Óbitos da USP (SVO), a fim de estudar a anatomia e fazer treinamento de procedimentos pertinentes à disciplina, com o acompanhamento de um professor e um residente. Os assuntos a serem estudados no SVO e os participantes da semana também são definidos por escala. Por fim, a liga deixa à disposição dos participantes a agenda de cirurgias plásticas realizadas no Centro Cirúrgico da FMABC, para que possam procurar e as cirurgias que gostariam de acompanhar e assim fazê-lo. Porém, essa última atividade descrita não é obrigatória, visto que as cirurgias ocorrem em horário de aulas.
 

Liga de Atendimento às Doenças Renais (LADR)

- Liga de Atendimento às Doenças Renais (LADR) – Associada à disciplina de Nefrologia, tem como patrono o Dr. Ronaldo Roberto Bérgamo. Apenas alunos do 1o ao 4o ano podem ingressar na liga, mas todos os anos da graduação podem participar das atividades. A liga possui 2h mensais de atividades de pesquisa científica e 6h mensais de atividades ambulatoriais, sendo às quartas-feiras na Casa da Nefro em frente ao Hospital Anchieta e às quintas-feiras no Anexo III da FMABC, das 14h00 às 17h00. Outras atividades: às terças-feiras os membros podem assistir às discussões de caso ministradas pelos residentes da Casa da Nefro das 12h00 às 14h00.
 

Sociedade Acadêmica Urológica Eric Roger Wroclawski (SAU-ERW)

- Sociedade Acadêmica Urológica Eric Roger Wroclawski (SAU-ERW) – associada à disciplina de Urologia, tem como patrono o Dr. Alexandre Den Julio e atual presidente o acadêmico Tiago Arrym do 5o ano. Apenas membros do 2o ao 5o ano podem participar da liga. A liga possui reuniões científicas quinzenais com apresentação de trabalhos científicos com uma carga horaria de 6h por mês, captação de dados semanais no Hospital de Ensino Padre Anchieta no projeto de biópsia da próstata por 10h/mês, atividades ambulatoriais de 8h por mês no Hospital Anchieta, aulas teóricas quinzenais. Além disso, há diversas atividades cirúrgicas: acompanhamento de biópsias de próstata, acompanhamento de procedimentos cirúrgicos eletivos e de urgência, colecistectomia e nefrectomia realizada em porcos durante o COMUABC.
 

Liga de Combate às Doenças Vasculares (LCDV)

- Liga de Combate às Doenças Vasculares (LCDV) – Associada à disciplina de Cirurgia Vascular, tem como patrono o Dr. Sidnei Galego. Apenas membros do 1o ao 4o ano podem ingressar na liga. Possui atividades ambulatoriais mensais de 1h no ambulatório da FMABC, atividades de pesquisa científica e atividades cirúrgicas de acompanhamento da equipe de vascular no Hospital Estadual Mário Covas (como Doppler). Outras atividades: Workshop, aula na Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular.

Sociedade Acadêmica de Cirurgia Videolaparoscópica (SACIL)

- Sociedade Acadêmica de Cirurgia Videolaparoscópica (SACIL) – associada às disciplinas de Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Urologia e Reprodução Humana. Tem como patrono o Dr. Maurício Costas e atual presidente o acadêmico Tomás Abdalla do 6o ano. Todos os anos podem participar da liga. Possui reuniões quinzenais de 2h, atividades de pesquisa científica, treinos em videocirurgia no Laboratório de Videocirurgia do Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo e aulas teóricas relacionadas às disciplinas envolvidas à liga, além de outras disciplinas que se utilizam do vídeo em cirurgias.
 

Associação Acadêmica de Anestesiologia e Dor (AAAD)

- Associação Acadêmica de Anestesiologia e Dor (AAAD) – Associada à disciplina de Anestesiologia, tem como patrono o Dr. Onésimo Duarte Ribeiro Jr. Todos os anos podem participar da liga. É obrigatória a entrega de 10 relatórios de procedimento anestésico no ano, tendo previsão de aproximadamente 8h mensais a depender do tempo da anestesia acompanhada em qualquer hospital da rede de ensino da FMABC, além de 2 ou 3h de aulas teóricas toda última quinta-feira do mês. Há atividades de pesquisa científica opcionais para interessados. Outras atividades: curso de Suporte Básico à vida.
 

Sociedade Acadêmica de Hipertensão Arterial Sistêmica (SAHAS)

- Sociedade Acadêmica de Hipertensão Arterial Sistêmica (SAHAS) – associada à disciplina de Cardiologia, tem como patrono o Dr. Adriano Meneghini e atual presidente a acadêmica Marina Cavallari do 2o ano. Alunos do 1o ao 4o ano podem ingressar na liga. A liga dispõe de 8h mensais totais sendo: 3h mensais de ambulatório na FMABC, 1h mensal de aula teórica, 1h mensal de apresentações de artigos e 3h mensais de atividade de pesquisa científica.

Liga de Controle do Diabetes (LCD)

- Liga de Controle do Diabetes (LCD) – Associada à disciplina de Endocrinologia, tem como patrono o Dr. Fadlo. Apenas alunos do 1o ao 3o ano podem ingressar na liga, mas durante o 4o ano os membros também participam das atividades. A liga possui ambulatórios semanais no período do almoço, sempre às quintas-feiras no Anexo II da FMABC voltados para Diabetes (2h de duração), e ambulatórios nas segundas-feiras voltados a outras doenças endocrinológicas (2h de duração). Outras atividades: participação no Kid’s Day, no Congresso de Diabetes, parcerias em campanhas da ANAD e realização de trabalhos científicos.

Liga de Oncologia Pediátrica (LOP)

- Liga de Oncologia Pediátrica (LOP) – Tem como patrono o Dr. Jairo Cartum, coordenador do Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC. Apenas alunos do 2o ao 4o ano podem ingressar. A liga possui atividades duas vezes por semana com duração de 2h no período do almoço às segundas e sextas feiras no Ambulatório de Oncologia da Faculdade de Medicina do ABC. Outras atividades: aulas mensais e realização de trabalhos científicos.

 

Liga de Oncologia Pélvica Ginecológica (LOPG)

- Liga de Oncologia Pélvica Ginecológica (LOPG) – Associada à disciplina de Ginecologia, tem como patrono o Dr. Caetano da Silva Cardial. Apenas alunos do 1o ao 4o ano podem ingressar na liga. Possui atividades ambulatoriais no Hospital Estadual Mário Covas e no CAISM, acompanhamento de cirurgias no Mário Covas e HMU de São Bernardo do Campo, discussão de casos mensal com a presença de residentes e preceptores, apresentação e discussão de artigos mensalmente e elaboração de trabalhos científicos.

 

Liga de Pediatria e Puericultura (LPP)

- Liga de Pediatria e Puericultura (LPP) – Associada ao Departamento de Pediatria, tem como patrona a Dra. Denise Schoeps. A liga tem uma carga horária de 8h mensais que compreendem a realização de trabalhos científicos, aulas mensais (variando nos temas de Pediatria geral, neonatologia e cirurgia pediátrica) e ambulatórios. A liga acompanha seis ambulatórios, sendo eles de Neurodificuldades, Nutrologia, Sala de Parto, UTI neonatal, UPA Centro e Pneumopediatria.

 

FIM