Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

APRESENTAÇÃO

Conceito de Saúde Ambiental
Saúde Ambiental aborda os aspectos da saúde e qualidade de vida humana determinados por fatores ambientais, sejam estes físicos, químicos, biológicos ou sociais. Refere-se também à teoria e prática de avaliação, correção, controle e prevenção daqueles fatores que, presentes no ambiente, podem afetar potencialmente de forma adversa a saúde humana de gerações presentes ou futuras.
(OMS – Organização Mundial de Saúde).

INTRODUÇÃO

Consciente da importância de harmonizar as ações do homem com o  meio que o cerca, a Faculdade de Medicina do ABC, como escola voltada às Ciências da Saúde, toma para si o compromisso pioneiro no Brasil de formar profissionais na área da Saúde Humana e Ambiental. Busca-se com os futuros egressos do curso, além do conhecimento adequado das matérias relacionadas com essa interdependência, uma formação global que lhes permita serem divulgadores privilegiados das matérias, ansiedades e questões que a profissão exige.

ESTRUTURA CURRICULAR

O plano curricular da graduação de Gestão em Saúde Ambiental fornece conhecimentos aos alunos de maneira seqüencial e integrada, tendo como base o triedro Administração - Saúde Humana- Qualidade Ambiental, com um forte componente das áreas de Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Exatas e Ambientais.

ESTÁGIOS E PRÁTICA

A FMABC estabelece projetos de participação e integração com inúmeros serviços públicos de saúde da região, que se constituem em campos de atuação e estágio para os alunos na comunidade onde atuam, no Grande ABC. A mantenedora, Fundação do ABC, faz a gestão clínica-médica de hospitais-escola (Hospital Padre Anchieta , Hospital Estadual Mário Covas, Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein. HMU - Hospital Municipal Universitário, Hospital Irmã Dulce, Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, Hospital Bertioga, Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, Hospital Maria Braido, Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido,  AME Santo André, AME - Ambulatório Médico de Especialidades, Central de Convênios). Outras alianças que constituem campos de atuação para os alunos são indústrias, prefeituras, secretarias e demais parcerias em fase de concretização. Estagio em Tratamento de Residuos de Laboratórios de ensino e pesquisa e na Secretaria da Saúde de SBC.

EXTENSÃO

Projetos de Pesquisa para Óleos de Cozinha e Sabão , Pilhas, Baterias, Latinhas de Aluminio , Projeto Casa Sustentável, Reciclagem de Papel. PGRSS em Hospitais. Educação Ambiental . Todos projetos tem cunho social com a comunidade local. VISITAS: Sabesp, Semasa , Cetesb, Industrias , Hospitais, Paranapiacaba, Museus , Etc...

MERCADO DE TRABALHO

A Faculdade de Medicina do ABC objetiva formar profissionais de Gestão em Saúde Ambiental altamente qualificados, realizando tarefas que, além de muito variadas e desafiadoras, fazem a diferença no dia-a-dia das pessoas. Enquanto o profissional de saúde tradicional trata de doenças e patologias, o egresso do Curso de Graduação em Gestão em Saúde Ambiental trabalha preventivamente para evitar que se fique doente. Dessa forma, esses profissionais são também importantes para o bem-estar da população. O formando atuará em áreas relacionadas ao meio ambiente, à saúde do trabalhador e à vigilância ambiental. Além disso, participará de equipes multidisciplinares que trabalham em instituições de prestação de cuidados à saúde públicas ou privadas, tais como: hospitais, centros de saúde, órgãos públicos de saneamento básico e ambiental, assim como em Secretarias de Saúde e empresas privadas (indústrias, empresas de consultoria e projetos, laboratórios de análise, dentre outras). O egresso também poderá exercer funções docentes de investigação e pesquisa em instituições de ensino superior.

DESTAQUES DO CURSO

- O curso de Graduação de Gestão em Saúde Ambiental cria nova perspectiva de identificação e caracterização de fatores de risco para a saúde originados no ambiente, revelando novas maneiras de planejar ações de controle e vigilância sanitária de sistemas, assim como de monitoramento dos fatores do ambiente biofísico (água, ar, solo, biota, alimentos, habitat e outros resultantes da atividade do homem), sempre adequando-se à legislação brasileira sobre saúde ambiental.

- O curso é extremamente inovador (único no País) e conta com mercado de trabalho em amplo crescimento, já que o Brasil ainda tem que adequar seu crescimento econômico de forma ambientalmente sustentável. Isso irá requerer grande número de profissionais da área ambiental e de saúde, capazes de adotar estratégias para conquista dessa sustentabilidade.

- Os alunos de Gestão em Saúde Ambiental usufruem de toda a infra-estrutura de salas de aula equipadas, modernos laboratórios e ambulatórios de ensino erguidos ao longo de 44 anos da Faculdade de Medicina do ABC.

- Os Coordenadores do Curso representaram o BRASIL, no CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL, EM COIMBRA – PORTUGAL.nos dia 4,5 e 6 de Novembro de 2010, com o tema “ENSINO E PROFISSÃO”.

- Participação dos alunos e professores em projetos junto às Prefeituras , tais como  Projeto Pet-Saúde e o  programa PRÓ-SAÚDE do Governo Federal.

- Participação dos alunos e professores do Projeto Rondom.

- INTERCAMBIO BRASIL – PORTUGAL com a ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SAÚDE DE COIMBRA , realizado em 2011 , com vinda de dois alunos de Portugal  no desenvolvimento de pesquisa sobre “Poluição Luminosa: Comparação entre cidades Portuguesas e uma cidade Brasileira”   e com a ida à Portugal de  duas alunas do Curso de Gestão em Saúde Ambiental, para seqüência do projeto, que  participaram do II CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL EM LISBOA – PORTUGAL, com apresentação do trabalho desenvolvido no Brasil com o tema  "Conhecimento dos pacientes do SUS sobre o gerenciamento de resíduos gerados em suas residências". O Curso é reconhecido pelo MEC e tem registro profissional no Conselho Regional de Química (CFQ) . que estabelece o seguinte elenco de atividades para o GESTOR EM SAÚDE AMBIENTAL, segundo a  Resolução Normativa Nº 36 de 25.04.1974.
 

01 – Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas.

02 – Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, no âmbito das atribuições respectivas.

03 – Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas.

04 – Exercício do magistério, respeitada a legislação específica.

06 – Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.

13 – Estudo de viabilidade técnica e técnico-econômica no âmbito das atribuições respectivas.

COORDENAÇÃO

Coordenador: Profº MSc. Odair Ramos da Silva
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel.: (11) 4993-5423 e 4993-5488
 

BOLSAS SOCIAIS de até  50% -  PROGRAMA FIES  (FINANCIAMENTO ATÉ 100%)

FIM

 

Gestão em Saúde Ambiental
 Duração: 4 anos
 Carga Horária: 3.840 Horas/Aula
 Turno: Noturno
 Mensalidade 2017:             R$ 546,62