Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Últimas Notícias

article thumbnailObjetivo é identificar novas formas de diagnóstico da DPOC; estudo será com pacientes hipertensos das UBSs de São Bernardo    A Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, via Centro de Estudos de...
‘Medalha de Mérito Oswaldo Cruz’, na Categoria Ouro, será entregue amanhã (27/02), às 15h, em solenidade no Palácio do Planalto
 
Atual secretário de Estado da Saúde de São Paulo e diretor-geral da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. David Everson Uip receberá amanhã (27 de fevereiro), das mãos do Presidente da República Michel Temer, a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, Categoria Ouro, “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à saúde pública brasileira”. A solenidade de imposição das insígnias da Ordem será às 15h, no Palácio do Planalto.
 
A Medalha de Mérito Oswaldo Cruz foi criada em 31 de julho de 1970, a partir do decreto n° 66.988. A honraria é destina a “galardoar pessoas nacionais e estrangeiras que, no campo das atividades científicas, educacionais, culturais e administrativas relacionadas com a higiene e a saúde pública em geral, se hajam distinguido de forma notável ou relevante, e tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o bem-estar físico e mental da coletividade brasileira”.
 
A outorga é feita por decreto do Presidente da República, mediante proposta do Ministério da Saúde. Como características, a medalha traz na face frontal a efigie de Oswaldo Cruz, gravada em relevo, rodeada da inscrição do nome e dos anos de seu nascimento e falecimento: 1872-1917. No reverso está a fachada do Instituto Oswaldo Cruz, com a inscrição da República Federativa do Brasil e do Benemerentium Premium.
 
VIDA DEDICADA À SAÚDE
Secretário estadual desde setembro de 2013, Dr. David Uip concluiu o curso de Medicina pela segunda turma da Faculdade de Medicina do ABC, em 1975. Possui mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo. É professor livre-docente da Faculdade de Medicina da USP e professor titular na FMABC desde 2001.
 
Uip foi diretor-executivo do Instituto do Coração (InCor) do HC-FMUSP de 2003 a 2008 e diretor-presidente da Fundação Zerbini entre 2007 e 2008. Também dirigiu por 10 anos a Casa da Aids, na capital paulista, e coordenou projetos de prevenção à transmissão vertical do HIV e de biossegurança nos hospitais nacionais de Angola, na África.
 
Em fevereiro de 2009, assumiu o comando do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, maior centro de referência nacional em doenças infectocontagiosas, com quase 140 anos de existência. Sob sua direção, o Emílio Ribas ganhou novo e moderno ambulatório que ampliou em quase 70% a capacidade para consultas médicas eletivas.
 
Considerado um dos mais conceituados infectologistas do Brasil, o docente foi eleito diretor-geral em 6 de outubro de 2017, pela Congregação Universitária da Faculdade de Medicina do ABC. A chapa vencedora, que tem como vice o Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca, teve 39 votos, contra três do segundo colocado. Em 18 de janeiro, o Conselho de Curadores da Fundação do ABC deu posse à nova Diretoria da FMABC.