Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Últimas Notícias

article thumbnailObjetivo é identificar novas formas de diagnóstico da DPOC; estudo será com pacientes hipertensos das UBSs de São Bernardo    A Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, via Centro de Estudos de...
Indicado pelo prefeito Orlando Morando, Dr. Luiz Mario Pereira de Souza Gomes foi empossado hoje (26) em reunião do Conselho de Curadores da FUABC
 
Procurador-Geral do Município de São Bernardo do Campo, Dr. Luiz Mario Pereira de Souza Gomes é o novo presidente da Fundação do ABC. Indicado pelo prefeito Orlando Morando para o mandato 2018-2019, o advogado foi empossado na manhã de hoje (26 de julho) em reunião do Conselho de Curadores – órgão máximo de deliberação da FUABC. O novo presidente assume o lugar da médica Dra. Adriana Berringer Stephan, que ocupava o cargo interinamente e retorna à função de vice-presidente, recomendada por São Caetano do Sul. Não houve mudança na Secretaria-Geral da instituição, que segue sob comando de Edson Salvo Melo, designado por Santo André.
 
Eleito por unanimidade, Dr. Luiz Mario agradeceu a recepção e a confiança do Conselho, garantindo imparcialidade e compromisso com a coisa pública. “Não tenho perfil político. Sigo o caminho técnico da representação do município, conforme o contexto empregado na Procuradoria. Conheço a história da FUABC em razão dos vínculos com a Prefeitura de São Bernardo e chego com uma missão muito parecida com a que desempenho no município e os valores republicanos da administração do prefeito Orlando Morando. Mais do que a pessoa do servidor Luiz Mario, é a cidade que está presente na FUABC. Todas as vezes que eu falar como presidente, também falo pelo interesse público de São Bernardo”.
 
Segundo o novo presidente, aceitar o convite do prefeito Orlando Morando também foi um gesto de retribuição à cidade, onde é procurador de carreira desde 1996, aprovado em concurso público. “Tenho um vínculo, uma história na cidade. É motivo de orgulho trabalhar em São Bernardo, onde estudei e me formei. Sinto que essa é mais uma oportunidade para retribuir tudo de bom que o município já fez por mim. Recebi com satisfação o convite do prefeito e trago o município para ocupar este cargo comigo e contribuir para o avanço da FUABC”, destacou Dr. Luiz Mario, ciente dos desafios que estão por vir: “Tenho pleno conhecimento do quão trabalhosa será essa missão. Nas conversas preliminares que tive, já pude identificar algumas das dificuldades, problemas de ordem financeira e uma multiplicidade de fatores que vão desde a mantenedora até a ponta, nas unidades de saúde gerenciadas. A partir de agora vou começar a me reunir com os departamentos e com os gestores dos contratos, a fim de me aprofundar em cada uma dessas parcerias com o Poder Público. O que mais me motiva é que estamos falando da coisa pública e é o município de São Bernardo que está falando. Com esse pensamento, poderemos dialogar de forma diferente em busca da melhor contribuição possível à FUABC”.
 
Sobre a relação com a Faculdade de Medicina do ABC, o novo presidente acrescentou: “Sempre vi a FMABC como um ícone para a região. Tenho certeza e falo com bastante segurança que a escola é motivo de orgulho para São Bernardo e para os demais instituidores. A expressão social da faculdade é inquestionável e não se limita à região do ABC, mas chega ao Estado e até mesmo ao Brasil, como referência acadêmica, no ensino, assistência e formação profissional. É, sem dúvida, um dos grandes valores do ABC”, afirmou Dr. Luiz Mário, ao completar: “A relação da Fundação do ABC com a FMABC será a melhor possível. A ciência, hoje, é uma das principais ferramentas para tirar o Brasil e a sociedade de um certo ocaso que tivemos, e para buscar soluções para problemas como a crise na saúde, que é uma situação endêmica, tanto quanto a violência ou a situação econômica dos estados e municípios. Somente a ciência e a formação podem levar a soluções sábias e corretas. Dentro da FUABC, a faculdade é um elemento marcante. Essa convivência é absoluta e a existência de uma está vinculada à existência da outra”.
 
DESAFIO EM MAUÁ
Entre os primeiros desafios, Dr. Luiz Mario Souza assume a Fundação do ABC em meio a tratativas com a Prefeitura de Mauá para solução do contrato de gestão do Complexo de Saúde de Mauá (COSAM) e negociações para o pagamento da dívida de mais de R$ 120 milhões do município com a FUABC. O contrato atual foi prorrogado por 30 dias e está vigente até o final de julho. Conforme orientado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, espera-se para os próximos dias a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que regule um novo contrato de gestão para o COSAM.