Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Últimas Notícias

Horários de funcionamento
Terça, 11 December 2018
article thumbnailSecretaria Acadêmica Período de 17/12/2018 à  1/2/2019 - 8h às 19h   Pós – Graduação / Residência Médica / Residência Multiprofissional / Estágio/Especialização Informamos, que o expediente da recepção da...
Evento terá palestra do Dr. Paulo Hilário Saldiva, professor do Departamento de Patologia da USP e pesquisador da área de saúde ambiental
 
O Centro Acadêmico do curso de Gestão em Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina do ABC de Santo André, com o apoio dos docentes e discentes da graduação, organiza amanhã (26 de setembro) evento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Ambiental. Com entrada gratuita, as atividades serão no Anfiteatro David Uip, no campus universitário, das 19h às 22h. Participantes devem doar 1 kg de alimento não perecível. 
 
O tema central do evento será “A importância do profissional de saúde ambiental no Brasil e no mundo”. A atividade contará com a palestra do Dr. Paulo Hilário Nascimento Saldiva, professor titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP. O docente concentra atividades de pesquisa nas áreas de Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental, Cidades e Saúde Humana, Patologia Pulmonar e Poluição Atmosférica. O evento marcará a inauguração do Centro Acadêmico (CA-PHNS) do curso de Gestão em Saúde Ambiental da FMABC, que leva o nome de Saldiva. Inscrições devem ser feitas pelo site: www.fmabc.br/graduacao/saude-ambiental. 
 
DIA MUNDIAL DA SAÚDE AMBIENTAL
Proclamado em 2011 pela IFEH - International Federation of Environmental Health (Federação Internacional de Saúde Ambiental), o Dia Mundial da Saúde Ambiental é comemorado anualmente em 26 de setembro. Apesar de a data não ser oficialmente comemorada no Brasil, é celebrada em Portugal – país onde a Faculdade de Medicina do ABC desenvolve programa de intercâmbio em Saúde Ambiental desde 2010, por meio de parceria com a ESTeSC - Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (Coimbra Health School). 
 
O início da cooperação entre FMABC e ESTeSC ocorreu em 2010, quando os professores Odair Ramos da Silva e Fernando Luiz Affonso Fonseca conquistaram em Coimbra o título de melhor pôster do “Congresso Internacional de Saúde Ambiental”. Em 2011 foi a vez do professor da ESTeSC, Nelson Leite e Sá, vir ao Brasil para evento do curso de Gestão em Saúde Ambiental, quando ministrou palestra sobre a experiência de Portugal na formação do profissional de Saúde Ambiental e a cooperação do país com o Brasil. Desde então, diversos alunos das duas faculdades já participaram de intercâmbio, com realização de pesquisas individuais e conjuntas, muitas publicadas em periódicos de relevância internacional.
 
Crédito: Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP).