fbpx

Portaria 1: Av. Príncipe de Gales, 821,
Portaria 2: Av. Lauro Gomes, 2000

(11) 4993-5400
fmabc@fmabc.br

Serviço de Estatística

Serviço de Estatística

O objetivo do Serviço de Estatística e Epidemiologia do FMABC é auxiliar no planejamento estatístico e cálculo de amostra dos projetos de pesquisa, e também da análise dos dados, garantindo a qualidade das análises estatísticas das produções científicas oriundas de projetos de pesquisa do FMABC.

Auxílio a projetos em fase de planejamento: Para projetos com objetivos e metodologia já bem definidos, o serviço auxilia no planejamento das análises estatísticas que serão realizadas durante a execução da pesquisa e no cálculo do tamanho de amostra. É importante o projeto completo.

Auxílio a projetos aprovados no CEP: Após a aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), o serviço de estatística oferece suporte na realização das análises estatísticas descritivas e inferenciais que respondam aos objetivos estabelecidos no projeto de pesquisa aprovado; e orientação quanto à interpretação de resultados para análises realizadas no serviço. É importante que o banco de dados esteja formatado e apresentar a legenda do banco de dados.

A quem se destina

O serviço se destina a alunos regularmente matriculados de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, residência médica e multiprofissional, e professores e pesquisadores que tenham como objetivo o desenvolvimento de projetos de pesquisa que resultem em TCC, Iniciação Científica, Mestrado/Doutorado e projetos de iniciativa do pesquisador que tenham sido realizados no FMABC.

Como solicitar o serviço

O auxílio deve ser solicitado por meio do preenchimento de formulário abaixo contendo informações do projeto e de contato:

Link para formulário

Como será o atendimento

Assim que o formulário for preenchido de forma completa e enviado, o setor de estatística receberá um e-mail e um dos profissionais do setor entrará em contato com o solicitante para marcar uma reunião.

Em reunião, que pode ser presencial ou online, o estatístico e o pesquisador discutirão os objetivos e metodologia de análise do projeto e definirão os próximos passos do atendimento. Um dos estatísticos do serviço será o responsável pela assessoria e, após a realização das atividades, o pesquisador receberá um relatório com os resultados, podendo marcar uma reunião para esclarecimentos de dúvidas em relação à análise ou ao planejamento entregue.

Cada reunião tem duração máxima de uma (1) hora.

Após a conclusão da assessoria o pesquisador receberá um questionário de pesquisa de satisfação relativo aos serviços prestados.

As assessorias serão realizadas respeitando a ordem de procura ao serviço. A fila de atendimento está estritamente relacionada à data de solicitação do serviço e, portanto, aconselha-se a solicitação do atendimento com antecedência.

Contato

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.