Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Faculdade de Medicina do ABC - Normas 2013

A Faculdade de Medicina – ABC normatizou este ano os critérios do concurso para obtenção do título de Professor Livre-Docente


Conceito

A Livre-Docência é o estágio mais elevado da carreira universitária que pode ser atingido apenas por competência, independente da disponibilidade de vagas na carreira funcional.


Critérios

  • Possuir título de doutor (validade nacional) há pelo menos 5 anos.
  • Ter vasta experiência no ensino e pesquisa com linha própria.
  • Demonstrar conhecimento significativo na área específica.
  • Mostrar capacidade de captação de recursos externos.
  • Possuir publicações indexadas e que denotem ser o pesquisador principal, com ênfase nos últimos 5 anos.
  • Deverá ter sido orientador (não sendo aceita co-orientação) de pelo menos 2 dissertações de mestrado acadêmico ou 1 de doutorado.
  • Ter vínculo didático com os programas de graduação e pós-graduação senso lato/estrito da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) há pelo menos dois anos.
  • Embora não exista restrição absoluta para a participação de candidatos de outras instituições, a aceitação da inscrição deverá ser homologada pela Comissão de Pós-Graduação e pela Egrégia Congregação, devendo os mesmos obedecer os critérios para os candidatos da FMABC e devem apresentar prova de filiação a uma instituição de ensino superior oficial pública ou privada. Nestas condições, o candidato deverá tornar explicita as razões da escolha da FMABC para a realização do concurso.

 

Conteúdo

1. Prova escrita
2.
Prova didática
3.
Prova prática
4.
Defesa de tese

  • A tese deverá ser original, ou seja, não apresentada anteriormente em outros concursos e deverá ser entregue no momento da inscrição (10 exemplares)


5. Argüição e julgamento do memorial
 

Julgamento do Candidato

  • As provas serão avaliadas individualmente pelos membros de uma comissão julgadora indicada pela Comissão de Pós-Graduação e referendada pela Egrégia Congregação.

 

Inscrições

Serão abertas semestralmente no primeiro dia útil de fevereiro até o primeiro dia útil da segunda quinzena de março e no primeiro dia útil de julho até o primeiro dia útil da segunda quinzena de agosto. O concurso será noticiado através de Edital Público e as inscrições efetuadas na Secretaria do CPGr.

 

Disposições Gerais

  • Os concursos serão realizados de acordo com os termos do edital e obedecendo ao regimento da FMABC e da Comissão de Pós-Graduação (CPG) em Ciências da Saúde.

 

Comissão de Pós-Graduação / Livre-Docência:

Prof. Dr. Antonio Carlos Lima Pompeo (Presidente)
Prof. Dr. Sidney Glina
Prof. Dr. Jaques Waisberg


Coordenador Geral de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação:  
 

    Prof. Dr. Caio Parente Barbosa


Diretor – Faculdade de Medicina – ABC: 

    Prof. Adilson Casemiro Pires

 

FIM