Atendimento
(11) 4993-5400
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MBA EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR E SISTEMAS DE SAÚDE
 
Apresentação
 
O MBA Executivo em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde da FMABC apresenta um currículo especificamente com base nas mais recentes necessidades das organizações hospitalares, onde se visualiza a integração do currículo do curso com as expectativas do mercado, visando ao aperfeiçoamento dos profissionais  que atuam em um mercado cada vez mais competitivo e que buscam  melhorar o desempenho dos hospitais, clínicas médicas e afins.  
 
A quem se destina
O curso proporciona uma grande contribuição para empresários, diretores, gerentes e profissionais da área da saúde em geral. Trata-se de um público multiprofissional. 
 
Objetivo Geral
O objetivo do MBA em Administração Hospitalar e de Sistema de Saúde é desenvolver e agregar uma visão integrada e estratégica das organizações de saúde, proporcionando ao profissional uma contribuição para atuar diante de um ambiente dinâmico, desenvolvendo competências e técnicas gerenciais contemporâneas que permitam identificar, analisar e apresentar soluções aos problemas que atingem as áreas hospitalares e da saúde.  
 
Início do Curso
07/03/17 
 
Inscrições
As inscrições deverão ser efetivadas até dia 21 de fevereiro de 2017. 
 
Período do Curso
18 meses – com recessos pontuais em julho e entre dezembro/17 e janeiro/2018.
 
Carga Horária do Curso
420 horas
 
Horário das Aulas
3ª e 5ª feiras das 19h00 às 22h00. 
 
Metodologia
Aulas expositivas com fundamentação teórica por meio de debates e exemplos do dia a dia. 
Discussão de “Cases”, integrados ou individual. 
Execução de exercícios integrados ou individual. 
Desenvolvimento e entrega de monografia 
 
Conteúdo Programático
 
1. Organização do Sistema de Saúde – 60 h/a
Definição de administração na saúde
Instrumentos de gestão empresarial
Planejamento estratégico e operacional
Tipos de organização hospitalar
A saúde no Brasil: conhecendo seu funcionamento
Modelagem do planejamento operacional hospitalar
Noções de terceirização hospitalar
 
2. Gestão Integrada na Administração e na Qualidade Hospitalar – 192 h/a
Hotelaria e hospitalidade em saúde 
Serviços de diagnóstico em saúde (SADT)
Gestão de qualidade e acreditação em saúde
Auditoria em serviço de saúde
Controle de infecção hospitalar
Resíduos hospitalares/responsabilidade socioambiental
Risco/segurança do paciente
Gestão de informação na saúde
Logística e suprimentos hospitalares
 
3. Aspectos Jurídicos na Saúde – 27 h/a
 
A saúde na Constituição Federal Brasileira
Direitos do consumidor na saúde
Responsabilidade civil dos hospitais e clínicas médicas
Responsabilidade civil e penal dos profissionais na saúde
Estatuto do idoso (omissão/abandono/periclitação/recusa ou atraso no atendimento)
Conduta ética dos gestores de saúde
A Constituição Federal Brasileira e a judicialização na saúde
Prontuário médico
Planos de saúde
Responsabilidade civil e penal na remoção de pacientes
Responsabilidade civil e penal na infecção hospitalar
Omissão de socorro na prestação de serviços da saúde
Maus tratos do paciente
Direito de regresso do hospital contra o profissional da saúde nas ações indenizatórias
Epidemia
Cárcere privado hospitalar
 
4. Administração dos Bens Patrimoniais do Hospital – 27 h/a
Gestão de equipamentos médico-hospitalares
Gestão de manutenção predial, preventiva e corretiva
Controle e custos dos bens patrimoniais e dos equipamentos
Gerenciamento e controle de riscos/notificação de falhas
Indicadores de resultado
Depreciação do ativo permanente
Reavaliação do ativo
Custeio do equipamento
Controle patrimonial
Manutenção dos bens patrimoniais
Natureza da manutenção hospitalar
Níveis de manutenção
Confiabilidade dos equipamentos
Peças de reposição
Requisitos de manutenção preventiva
 
5. Gestão de Marketing em Saúde – 27 h/a
A comunicação: conceito e características
Comunicação organizacional
A importância dos processos comunicacionais para públicos internos e externos
Conceito e evolução do marketing
Tipos de modalidades de marketing
O marketing na saúde
Plano de marketing em saúde
Estabelecendo o plano de marketing em saúde: estratégias e avaliação
Elaboração de plano de marketing para uma organização de saúde
 
6. Gestão de Pessoas na Saúde – 36 h/a
Liderança
Treinamento e desenvolvimento
Gestão estratégica de pessoas
Avaliação de desempenho
Plano de carreira
Recrutamento/seleção
Técnicas de Departamento Pessoal
Pesquisa do clima organizacional
Introdução à Legislação Trabalhista
 
7. Gestão de Custos e Controladoria – 24 h/a
Gestão estratégica e financeira
Demonstrações financeiras
Balanço patrimonial
Fluxo de caixa
Capital de giro
Rateio
Gestão de custos
Indicadores/resultados
 
8. Metodologia de Pesquisa e Escrita Científica – 27 h/a
Técnicas de elaboração do projeto de pesquisa
Partes que compõem a monografia
Normas e apresentação gráfica da monografia
Métodos de pesquisa
Técnicas de pesquisa
Produção textual do trabalho científico: técnicas de escrita científica
 
Coordenação pedagógica
Prof. Me. Joseval Martins Viana
 
Investimento 
Matrícula R$ 350,00 + 19 mensalidades de R$ 350,00
 
Os documentos para inscrição no processo seletivo e matrícula deverão ser entregues na secretaria acadêmica de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade de Medicina do ABC.
 
Matrícula: pagamento da taxa + entrega dos documentos necessários (apenas para os aprovados no processo seletivo).
 
Horário de atendimento: 8h às 17h, de segunda a sexta-feira e aos sábados das 8h às 12h.
 
Documentos Necessários para Matrícula
01 foto 3x4; cópia simples: RG (obrigatório), CPF, comprovante de residência, histórico e diploma da graduação (frente e verso) e curriculum.
Excepcionalmente, o candidato poderá inscrever-se mediante certificação de conclusão de curso superior emitido pela instituição reconhecida, ou apresentação de declaração constando conclusão do curso, ficando obrigado a apresentar os documentos posteriormente.
 
Observações:
a) A Pós-Graduação “Lato Sensu” da Faculdade de Medicina do ABC reserva o direito de não ofertar o curso, caso não seja preenchido o número mínimo de vagas.
b) Decorridos 12 (doze) meses do contrato de prestação de serviço, o valor da mensalidade das parcelas restantes poderá ser reajustado nos termos da Lei n. 9.870/99.
 
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” PESQUISA E INOVAÇÃO DA FMABC
 (11) 4993-5426
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