Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Público-Alvo
O curso destina-se a profissionais graduados em: medicina, biomedicina, farmácia, biologia, enfermagem e outros profissionais da área de saúde.
 
Objetivo Geral
O curso tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos profissionais da saúde no diagnóstico das infecções causadas por vírus, bactérias e fungos, tanto no ambiente hospitalar como comunitário. Neste sentido, serão abordados assuntos referentes à patogenia das doenças infecciosas, o diagnóstico indicado para cada um dos casos e os mecanismos de resistência bacteriana. O curso deve ser composto de grande carga horária teórica bem como de expressiva carga horária prática, a fim de proporcionar a execução dos ensaios necessários para atingir o conhecimento pleno do assunto. Serão ainda utilizados casos clínicos acompanhados pela equipe envolvida e discussão de artigos científicos. Esperamos que ao final do curso os alunos, considerados especialistas, estejam aptos a executarem o diagnóstico das infecções, tenham senso crítico para correlacionar os achados laboratoriais com a evolução clínica dos pacientes e possam estar preparados para acolherem mudanças metodológicas e interpretativas dos exames que envolvem o diagnóstico dos processos infecciosos. 
 
Início do Curso
Março de 2017
 
Período do Curso
18 meses
 
Carga Horária do Curso
Total: 396 horas
 
Horário das Aulas
1ª. opção: 2ª e 4ª feiras das 19h00 às 23h00
2ª. opção: aos sábados e domingos, quinzenalmente, das 08 às 17h00
 
Importante: o período de maior procura, será o considerado para oferta do curso.
 
Conteúdo Programático
 

 

Módulo Núcleo Comum

Número

Disciplina

Horas

01

Conceitos básicos de estrutura, fisiologia e genética bacteriana voltada para genes de resistência a antimicrobianos e virulência

 

36

02

Imunologia aplicada às infecções hospitalares e de comunidade

36

03

Drogas antimicrobianas

36

04

Doenças Infecciosas causadas por Cocos Gram-positivos: gênero Enterococcus spp, Staphylococcus spp e Streptococcus spp – características clínicas, identificação laboratorial e avaliação de resistência a antimicrobianos.

36

05

Doenças Infecciosas causadas por Bacilos Gram-negativos: Família Enterobacteriaceae e Bacilos Não Fermentadores – características clínicas, identificação laboratorial e avaliação de resistência a antimicrobianos

36

06

Doenças Infecciosas causadas por Bactérias Exigentes: gênero Neisseria spp, Haemophilus spp, Leptospiras, Treponemas e outras: características clínicas, identificação laboratorial e avaliação de resistência a antimicrobianos.

36

07

Doenças Infecciosas causadas por bactérias anaeróbias            características clínicas, identificação laboratorial e avaliação de resistência a antimicrobianos.

Doenças Infecciosas causadas por Micobactérias: características clínicas, identificação laboratorial e avaliação de resistência a antimicrobianos

36

08

Métodos automatizados e não automatizados na identificação de micro-organismos em laboratório

 Biologia molecular aplicada ao diagnóstico de doenças infecciosas

36

09

Mecanismos de resistência às drogas antimicrobianas e sua detecção no laboratório. Importância da Vigilância Epidemiológica.

36

10

Discussão de Casos Clínicos

 

36

11

Metodologia do trabalho científico. Pesquisa, Redação e Apresentação de TCC

 

36

 

TOTAL

396

 

 
 
Coordenação pedagógica
Profa. Dra. Katya Cristina Rocha
Profa. Dra. Inneke Marie van der Heijden
 
Investimento
Matrícula R$ 500,00 + 20 parcelas de R$ 400,00.
 
Recolhimento
Os documentos para matrícula deverão ser entregues na secretaria acadêmica de Pós-Graduação “Lato Sensu”’ da Faculdade de Medicina do ABC.
Matrícula: Entrega dos documentos necessários.
Horário de atendimento: 2ª à 6ª feira das 8h00 às 20h00 e aos sábados das 8h00 às 12h00
Local: Av. Príncipe de Gales, 821, Vila Príncipe de Gales, Santo André, SP.
 
Documentos necessários para inscrição
01 foto 3x4; cópia simples: RG (obrigatório), CPF, comprovante de residência, histórico e diploma da graduação (frente e verso)* e  currículo atualizado.
 
Observação (*) Excepcionalmente, o candidato poderá inscrever-se mediante certificação de conclusão de curso superior emitido pela instituição reconhecida, ou apresentação de declaração constando conclusão do curso, ficando obrigado a apresentar os documentos posteriormente.
 
Observações:
 
a) A Pós-Graduação “Lato Sensu” da Faculdade de Medicina do ABC reserva o direito de não ofertar o curso, caso não seja preenchido o número mínimo de matrículas.
b) Decorridos 12 (doze) meses do contrato de prestação de serviço, o valor da mensalidade das parcelas restantes poderá ser reajustado nos termos da Lei n. 9.870/99.
 
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” PESQUISA E INOVAÇÃO DA FMABC
Telefone: (11) 4993-5426
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.