Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Público-Alvo
O curso destina-se a profissionais graduados em: medicina, biomedicina, farmácia, biologia, enfermagem e outros profissionais da área de saúde.
 
Objetivo Geral
O curso tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos profissionais da saúde no diagnóstico das infecções causadas por bactérias, vírus e fungos tanto no ambiente hospitalar como comunitário. Neste sentido, serão abordados assuntos referentes à patogenia das doenças infecciosas, o diagnóstico indicado para cada um dos casos e os mecanismos de resistência antimicrobiana. O curso deve ser composto de grande carga horária teórica bem como de expressiva carga horária prática, a fim de proporcionar a execução dos ensaios necessários para atingir o conhecimento pleno do assunto. Serão ainda utilizados casos clínicos acompanhados pela equipe envolvida e discussão de artigos científicos. Esperamos que ao final do curso os alunos, considerados especialistas, estejam aptos a executarem o diagnóstico das infecções, tenham senso crítico para correlacionar os achados laboratoriais com a evolução clínica dos pacientes e possam estar preparados para acolherem mudanças metodológicas e interpretativas dos exames que envolvem o diagnóstico dos processos infecciosos.
 
Início do Curso
Abril de 2018
 
Período do Curso
18 meses
 
Carga Horária do Curso
Total: 396 horas (09 períodos de 04 horas por módulo em um total de 11 meses), sendo 90 horas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (exigência da Legislação).
 
Horário das Aulas
2ª e 4ª feiras das 19h às 23h
 
Matriz Curricular padronizada (disciplinas e cargas horárias – sequência não cronológica)

 

Disciplina

Carga Horária

01

Conceitos básicos de estrutura, fisiologia e genética bacteriana, viral e fúngica.

36

02

Imunologia aplicada às infecções

36

03

Doenças infecciosas causadas por Cocos Gram-positivos: gênero Enterococcus spp, Staphylococcus spp e Streptococcus spp – características clínicas, identificação laboratorial e avaliação de resistência a antimicrobianos.

36

04

Doenças infecciosas causadas por Bacilos Gram-negativos: família Enterobacteriaceae e Bacilos não fermentadores - características clínicas, identificação laboratorial e avaliação de resistência a antimicrobianos.

36

05

Doenças infecciosas causadas por bactérias exigentes: gênero Neisseria spp, Haemophillus spp, Leptospiras, Treponemas e outras: características clínicas, identificação laboratorial e avaliação de resistência a antimicrobianos.

36

06

Doenças infecciosas causadas por bactérias anaeróbicas características clínicas, identificação laboratorial e avaliação de resistência a antimicrobianos. Doenças infecciosas causadas por microbactérias: características clínicas, identificação laboratorial e avaliação de resistência a antimicrobianos.

36

07

Métodos automatizados e de biologia molecular na identificação de micro-organismos em laboratório. Drogas antimicrobianas – classes e mecanismo de ação.

36

08

Mecanismos de resistência às drogas antimicrobianas e sua detecção no laboratório. Importância da vigilância epidemiológica. Discussão de casos clínicos.

36

09

Doenças fúngicas – características clínicas, identificação laboratorial e drogas antifúngicas.

36

10

Doenças virais.

36

11

Metodologia do trabalho científico. Pesquisa, redação e apresentação de TCC.

36

 
Coordenadores do Curso
Profa. Dra. Inneke Marie van der Heijden: Graduada em Farmácia-Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP (1997), mestre em Ciências na área de Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da USP (2005) e doutora em Ciências pelo Programa de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP (2014). Atualmente é professora dos cursos de Medicina, Farmácia e Enfermagem da FMABC, professora do curso de especialização latu sensu em Microbiologia das Faculdades Oswaldo Cruz (FOC) e professora convidada do curso de especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas da UNITAU. Exerce atividades assistenciais no Laboratório de Análises Clínicas (Laboratório de Microbiologia Clínica) da FMABC, junto aos hospitais e ambulatórios na capital paulistana e região do Grande ABC, desde 2013. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Clínica e Infecção Hospitalar, atuando principalmente na avaliação dos mecanismos de resistência aos antimicrobianos por métodos fenotípicos e genotípicos, investigação de surtos hospitalares por tipagem molecular de micro-organismos.
 
Profa. Dra. Katya Cristina Rocha: Possui graduação em Farmácia - Faculdades Oswaldo Cruz (1991), Nutrição - Faculdade de Medicina do ABC (2013), mestrado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Patologia (ênfase em Imunologia) pela Universidade de São Paulo (2006) e Pós Doutorado pela Faculdade de Medicina do ABC (2016). Atualmente é professora assistente da Faculdade de Medicina do ABC nas disciplinas de Imunologia e Microbiologia. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular atuando principalmente nos seguintes temas: imunologia básica, imunologia das doenças infecciosas, linfoproliferação, Sistema Complemento, citocinas e diagnóstico de imunodeficiências. Desde 2013 participa da estruturação e desenvolvimento do Laboratório de Microbiologia Clínica da Faculdade de Medicina do ABC que se destina ao diagnóstico das doenças infecciosas das regiões de São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá.
 
Investimento
Matrícula R$ 450,00 + 18 parcelas de R$ 500,00
 
Recolhimento
Os documentos para matrícula deverão ser entregues na secretaria acadêmica de Pós-Graduação “Lato Sensu”’ da Faculdade de Medicina do ABC.
Matrícula: Entrega dos documentos necessários.
Horário de atendimento: 2ª à 6ª feira das 8h00 às 20h00 e sábados das 8h00 às 12h00
Local: Av. Príncipe de Gales, 821, Vila Príncipe de Gales, Santo André, SP.
 
Documentos necessários para inscrição
01 foto 3x4; cópia simples: RG (obrigatório), CPF, comprovante de residência, histórico e diploma da graduação (frente e verso)* e currículo.
 
Observação (*) Excepcionalmente, o candidato poderá inscrever-se mediante certificação de conclusão de curso superior emitido pela instituição reconhecida, ou apresentação de declaração constando conclusão do curso, ficando obrigado a apresentar os documentos posteriormente.
 
Observações:
a) A Pós-Graduação “Lato Sensu” da Faculdade de Medicina do ABC reserva o direito de não ofertar o curso, caso não seja preenchido o número mínimo de matrículas.
b) Decorridos 12 (doze) meses do contrato de prestação de serviço, o valor da mensalidade das parcelas restantes poderá ser reajustado nos termos da Lei n. 9.870/99.
 
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” PESQUISA E INOVAÇÃO DA FMABC
Telefone: (11) 4993-5426
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.