A melhor formação em Saúde no ABC  - FMABC

 

Vestibular FMABC e FSA

Para os cursos: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão em Saúde Humana, Gestão Hospitalar, Nutrição e Terapia Ocupacional.
Data do vestibular: 16 de novembro de 2014.
Inscrições: de 1 de setembro a 14 de novembro de 2014.
 

Para informações sobre o último vestibular com a FSA Clique Aqui.

 


Vestibular PUC-SP / FMABC (Medicina)

Data do vestibular: 18 de janeiro de 2015.
Em breve, mais informações.
 

Para mais informações sobre o último vestibular de Medicina Clique Aqui.

 

Informações:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    (11) 4993-5441 / 4993-5425

 

 

Conheça nossos Cursos

 

 

Fisioterapia

Titulação: Bacharel
Nº de vagas: 60 (Vespertino) - 60 (Noturno)
Duração: 4 anos (Vespertino) e 5 anos (Noturno)

O curso de Fisioterapia capacita o profissional a desenvolver ações de promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde em nível individual ou coletivo.

O fisioterapeuta é habilitado a avaliar e aplicar recursos e técnicas de acordo com os prognósticos para a melhor recuperação e reabilitação dos pacientes. A profissão abrange a
maioria das clínicas, como neurologia, traumatologia e ortopedia, reumatologia, cardiologia, ginecologia e obstetrícia, estética (dermato-funcional), geriatria, medicina esportiva, medicina
preventiva e saúde mental.

O mercado de trabalho exige um profissional com habilidade para relacionamento interpessoal, que detenha conhecimento geral e específico, espírito empreendedor, e que se preocupe com a educação continuada.

Gestão em Saúde Humana (Saúde Ambiental)

Titulação: Bacharel
Nº de vagas: 60 (Noturno)
Duração: 4 anos
Período: Noturno

Estudar, prevenir e controlar os prejuízos à saúde causados por fatores ambientais estão entre as premissas do curso de Gestão em Saúde Humana (Saúde Ambiental) da FMABC. A modalidade busca capacitar profissionais para a gestão integrada da saúde e o ambiente biofísico e psicossocial, no controle e na pesquisa de mecanismos de doenças causadas por exposições ambientais.

Destinação e tratamento de resíduos sólidos e tóxicos, controle dos riscos laborais e redução das poluições sonora, do ar, da água e dos alimentos também fazem parte da grade curricular.

Enfermagem

Titulação: Bacharel
Nº de vagas: 60 (Matutino) - 60 (Vespertino)
Duração: 4 anos
Período: Matutino e Vespertino

Comprometido com a excelência de ensino e certo desta responsabilidade com a comunidade, o curso de Enfermagem garante oportunidades de aprendizagem diferenciadas e corpo docente qualificado, envolvido com atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Enfermeiros formados pelo CEFMABC têm notoriedade no mercado de trabalho pelas competências e habilidades assistenciais, gerenciais e científicas. O enfermeiro tem formação
generalista e atua em diversos cenários terapêuticos como:

  • Administração, gerenciamento e assistência hospitalar, ambulatorial, unidades básicas de saúde, home care, além de consultórios e empresas;
  • Educação à comunidade e atualização aos profissionais de saúde;
  • Programas de assessoria e pesquisa, desenvolvendo estudos epidemiológicos, atuando em programas de promoção da saúde, integrando equipes multiprofissionais e produzindo conhecimentos que contribuam para a melhoria na qualidade de vida.

Farmácia (Ciências Farmacêuticas)

Titulação: Bacharel
Nº de vagas: 60 (Matutino) - 60 (Noturno)
Duração: 5 anos
Período: Matutino e Noturno

O âmbito de atuação do profissional farmacêutico é bastante vasto e abrangente, desde a pesquisa e desenvolvimento de medicamentos até as análises clínicas e toxicológicas. Os profissionais graduados pela Faculdade de Medicina do ABC têm formação para o correto diagnóstico laboratorial e assessoria no tratamento de enfermidades quando medicamentos
forem indicados. Além disso, são preparados para realização de controle de qualidade de produtos farmacêuticos e cosméticos, bem como para participação em comissões multidisciplinares de controle de infecções hospitalares.

Dentre as principais áreas de atuação do profissional formado em Farmácia (Ciências Farmacêuticas) estão farmácias, drogarias, hospitais, indústrias farmacêuticas, indústrias cosméticas, indústrias de alimentos, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, entre outras.

Terapia Ocupacional

Titulação: Bacharel
Nº de vagas: 60 (Matutino)
Duração: 4 anos
Período: Matutino

Terapeuta Ocupacional é o profissional que estuda e intervém nas dificuldades que as pessoas adquirem para realizar suas ações cotidianas. Portanto, tem como objetivo promover a independência e autonomia de quem apresenta alguma disfunção física, mental e/ou psicossocial. O aluno da FMABC tem formação generalista e é capacitado a atuar nas diversas áreas de  atenção e promoção à saúde, na prevenção de doenças e reabilitação de pacientes, assim como na inclusão social e educação.

O mercado de trabalho é amplo e em desenvolvimento. As áreas de inserção da Terapia Ocupacional são várias, como reabilitação física, saúde mental, saúde do idoso, saúde do trabalhador/ergonomia, campo social, aprendizagem (inclusão educacional), neonatologia/pediatria, saúde da mulher, oncologia, deficiência visual e auditiva, assistência social (SUAS), integração sensorial e tecnologia assistiva.

Medicina

Titulação: Bacharel
Nº de vagas: 110
Duração: 6 anos
Período: Integral

O curso de Medicina forma profissionais qualificados para diagnosticar e conduzir os problemas de saúde mais frequentes, assim, como os habilita a atuar na prevenção e promoção da qualidade de vida. No modelo pedagógico do curso de Medicina da FMABC há um grupo de disciplinas comuns a todos os alunos e outro de currículo eletivo, de livre escolha. O internato, dirigido para estudantes do quinto e sexto anos, tem como objetivo o exercício prático dos conhecimentos adquiridos, sendo realizado em hospitais e ambulatórios próprios ou conveniados.

Além de ser regido pelas normas do CEE, o curso de Medicina está inserido no Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde desde dezembro de 2005, o que possibilita a implementação das mudanças necessárias para o que o mesmo atenda às diretrizes curriculares nacionais do Ministério da Educação. O curso recebeu conceito 5 no ENADE de 2010, dentro de uma escala de 1 a 5.
 

Nutrição

Titulação: Bacharel
Nº de vagas: 60 (Noturno)
Duração: 4 anos
Período: Noturno

O curso de Nutrição da FMABC capacita o profissional a desenvolver atividades de prevenção, promoção e recuperação da saúde. A formação generalista torna o formando habilitado a atuar em todas as áreas da nutrição.

O mercado de trabalho é bastante amplo e com possibilidades de expansão ainda maiores.
Dentre os principais campos de atuação estão o gerenciamento e a avaliação de unidades de alimentação para coletividades, atuação clínica em hospitais ou consultórios, além de programas de alimentação e nutrição em saúde pública.

A Faculdade

A Faculdade de Medicina do ABC foi autorizada a funcionar em 5 de fevereiro de 1969 e reconhecida em 18 de dezembro de 1975. É mantida pela Fundação do ABC, entidade civil sem fins lucrativos instituída pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul (SP).

Após formar mais de 3 mil médicos, deu a largada ao projeto de tornar-se uma Universidade de Ciências da Saúde e o passo inicial foi a implantação dos cursos de Enfermagem em 1999 e de Farmácia (Ciências Farmacêuticas) em 2000.

Nova etapa na história da instituição ocorreu em 2006, com as novas graduações em Fisioterapia, Nutrição e Terapia Ocupacional. A partir de então, toda a infraestrutura da FMABC foi modificada, com novos prédios, equipamentos, laboratórios e investimentos em qualificação profissional.

Com a base renovada e considerada uma das melhores e mais modernas instituições do país, a Faculdade de Medicina do ABC inaugurou em 2008 o Curso de Gestão em Saúde Humana (Saúde Ambiental), então inédito no Brasil.
Sua mantenedora FUABC-OSS faz a gestão de vários hospitais e unidades de saúde municipais e estaduais, propiciando campos de estágio e Residência, além de promissor mercado de  trabalho aos alunos. Na pós-graduação lato sensu são mais de 60 especializações, além de Mestrado e Doutorado recomendados pela CAPES/MEC.

FIM