COMUABC
Organizado há 46 anos por alunos do Curso de Medicina do Centro Universitário FMABC, o COMUABC – Congresso Médico Universitário do ABC – é considerado um dos maiores do gênero no país. O evento tem como objetivo complementar a formação acadêmica e desenvolver a pesquisa científica na graduação. Nesses 46 anos, já recebeu mais de 20 mil participantes e profissionais de saúde, palestrantes e membros de comissões avaliadoras.
Integrantes
Acadêmicos do curso de medicina:
Diretoria: Gustavo Ponciano (presidente)
Bruna Utsumi (vice-presidente)
Carolina Taya (tesoureira)
Principais atividades
Durante uma semana, são realizados cursos práticos e de imersão, palestras, painéis e apresentações de trabalhos científicos, atualizando os congressistas com o que há de mais novo em pesquisa e atuação médica. O congresso estimula os acadêmicos a aprofundarem seus conhecimentos nas mais diversas áreas da Medicina e incentiva a pesquisa científica na graduação. Para isso, o COMUABC oferece aulas teóricas, treinamentos práticos e mesas redondas – formas diversas com o mesmo objetivo: cativar o interesse dos estudantes.
Contato
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gustavo Ponciano: (11) 99768-8839
Bruna Utsumi: (11) 98311-5505
Carolina Taya: (11) 99609-0542
Departamento
Departamento Científico Cultural (DCC)
É responsável por montar a programação do COMUABC, incluindo todas as palestras e workshops. Decide os temas das atividades e entram em contato com os palestrantes.
Coordenadores: Joana Ferro, Larissa Graça e Mariana Laredo
Departamento de Divulgação (DD)
É responsável pela busca de patrocínios para o COMUABC, garantindo recursos financeiros para sua realização. Além disso, participa da organização logística do congresso e seus sorteios.
Coordenadores: Amanda Braccini, Breno Affonso e Fernanda Cobucci
Departamento de Trabalhos Científicos (DTC)
É responsável por organizar todo o processo de submissão, correção e apresentação de trabalhos.
Coordenadores: Giuliana Guerrini, Laíssa Carmona e Valentina Tozzi
Departamento de Mídia
É responsável por organizar as inscrições no congresso e gerenciar o site e as redes sociais. Além disso, no formato online, é responsável pela transmissão das palestras no YouTube.
Coordenadores: Estevão Godoy, Laura Costa e Pedro Andrade
Departamento de Relações Externas (RE)
É responsável pela comunicação com outras faculdades, ajudando na divulgação do COMUABC por meio da troca de divulgação e de inscrições. No formato online, o RE também é responsável por ler as perguntas aos palestrantes.
Coordenadores: Giovana Kawamoto e Jessica Tioda
Departamento da Secretaria
É responsável pelas presenças e certificados. Atualmente, esse trabalho tem sido feito por formulário e entrega online.
Coordenadores: Heloisa Blasio, Mariana Toledo e Thaciane Alkmin.
Departamento Social
É responsável pela organização da festa de abertura e encerramento, dos coffees do congresso e por presentear os palestrantes. No formato online, é responsável pelo grupo do telegram e por entregar as lembrancinhas para os palestrantes.
Coordenadores: Rodrigo Genaro e Yan Monteiro