fbpx

Portaria 1: Av. Príncipe de Gales, 821,
Portaria 2: Av. Lauro Gomes, 2000

(11) 4993-5400
fmabc@fmabc.br

Curricularização

O Centro Universitário FMABC segue dando andamento ao processo de Curricularização da Extensão em seus cursos.

Trata-se de um processo de inserção de atividades de extensão no currículo dos cursos visando a indissociabilidade entre o processo de ensino e pesquisa. Este processo colabora para a formação integral dos alunos na sua formação, assim como, para uma mudança social. A Resolução n.07 de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n. 13.005/14, que regulamentam as atividades acadêmicas de extensão na educação superior. Este documento prevê a obrigatoriedade de no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária.

A Curricularização da Extensão deve estar alinhada a Extensão já realizada no âmbito institucional e ao que se refere a ela, como os Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDIs), os Projetos Políticos Institucionais (PPIs), de acordo com o perfil do egresso; além do, estabelecido nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e nos demais documentos normativos próprios.

O processo também incentiva a construção conjunta de conhecimento entre a IES e a sociedade e surte efeitos positivos no engajamento dos estudantes, uma vez que os mesmos passam a se reconhecer como “agentes transformadores da sociedade”, passando a se tornar participante ativo no processo de formação e atuação profissional.

O Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) traçou algumas diretrizes para as ações de extensão universitária como: Interação Dialógica; Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade; Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão; Impacto na Formação do Estudante; Impacto e Transformação Social.

O Centro Universitário FMABC já realizou encontros virtuais com outras IES para troca de experiências e formação de parcerias visando aprimorar o processo de inserção da curricularização da extensão, além disso, tem contado com um profundo engajamento de seu corpo docente e discente na elaboração de projetos que possam atender a necessidade da nossa instituição, assim como, promover uma transformação social na vida da população envolvida.