fbpx

Portaria 1: Av. Príncipe de Gales, 821,
Portaria 2: Av. Lauro Gomes, 2000

(11) 4993-5400
fmabc@fmabc.br

Biomedicina

Pin It

A pandemia atual evidenciou a importância da pesquisa para o desenvolvimento de testes diagnósticos que sejam precisos, rápidos e de menor custo para que possa atender ao maior número de pessoas. Também surge a grande necessidade de obtenção de vacinas e novos medicamentos para o tratamento de pacientes acometidos por Covid-19. Neste cenário a atuação do Biomédico se destaca dentre vários outros profissionais da área da saúde, demonstrando a necessidade de profissionais capacitados, sendo o laboratório de Análises Clínicas do Centro Universitário FMABC referência para realização de testes e estudos relacionados à pandemia.

Destaque para o laboratório de Análises Clínicas da FMABC que realiza diariamente cerca de 600 testes de casos suspeitos de Covid-19 para todos os municípios da região do ABC e mais o distrito de São Mateus, na zona leste paulista.

Atualmente os estudos na área de Pesquisa Clínica também apontam a importância crescente de profissionais habilitados para desempenhar a avaliação sobre compatibilidade de uso das diversas vacinais e medicamentos. O Centro Universitário FMABC tem destaque nessa área também. 

O profissional Biomédico pode contribuir o desenvolvimento econômico e social, participando ativamente em diversas áreas da saúde, indústria, pesquisa e educação.

A implantação do SUS na região do ABC, que congrega sete municípios (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), acarretou expansão dos serviços de saúde em tais municípios. Enquanto o município de Santo André, onde está localizado o Centro Universitário FMABC foi o que incorporou maior grau de tecnologia aos serviços de saúde, oferecendo serviços especializados, comprovando que o ensino caminha junto com o desenvolvimento social e econômico.

Atualmente, a região do Grande ABC é considerada o principal polo industrial brasileiro e um dos mais importantes destaques no contexto da economia da América Latina. Nesse ambiente de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias é intensificada a interação entre instituições de ensino e pesquisa e mercado de trabalho com desenvolvimento socioeconômico, obtendo experiências positivas.