Os alunos do Curso de Farmácia têm sido inseridos com êxito no mercado de trabalho farmacêutico em várias áreas, incluindo farmácias e drogarias, indústrias farmacêuticas (medicamentos, alimentos, cosméticos e domissanitários), pesquisa clínica, laboratórios clínicos, assistência farmacêutica, farmácia clínica entre outras.
O Curso de Farmácia em suas últimas avaliações internas e externas tem obtido excelentes resultados, tendo participado de todas as edições do ENADE recebendo os conceitos 4 (2004); 4 (2007); 5 (2010); 4 (2013); 5 (2016); 4 (2019).
Estágio e Práticas Clínicas
A carga horária mínima de estágio corresponde a 20% da carga horária total do curso ou 1100 horas, distribuídos ao longo do curso, e iniciados, no máximo, no terceiro semestre. Os estágios obrigatórios são realizados sob supervisão de professores preceptores do Curso ou Farmacêuticos e podem ser realizados em vários cenários de prática, sendo oferecidos vários campos de estágio na própria IES, bem como em mantidas da Fundação do ABC.
Dentre os cenários de prática podem-se citar o Horto de Plantas Medicinais, o Laboratório de Parasitologia, o Laboratório de Microbiologia, a Farmácia Universitária, os Consultórios Farmacêuticos localizados nos Ambulatórios de especialidades de cardiologia, gastroenterologia, gerontologia e oncologia do Centro Universitário FMABC, o Hospital Escola Mário Covas, as Farmácias alopáticas e homeopáticas, as Drogarias, o Laboratório de Análises Clínicas da FMABC, do Hospital de Clínicas de SBC e outros; os Centros de Pesquisa Clínica, bem como os diversos setores da indústria de medicamentos, alimentos, cosméticos e domissanitários; entre outras áreas do âmbito farmacêutico.
Nos consultórios farmacêuticos os discentes participam de consultas supervisionadas por preceptores farmacêuticos realizando a análise de prontuários, analisando os problemas dos usuários dos ambulatórios, bem como a farmacoterapia utilizada, participando da orientação sobre o uso racional de medicamentos de forma a promover ações que garantam o seu uso seguro, além de identificar os efeitos adversos, manifestados ou suspeitos, associados à medicação.
Mercado de trabalho
Os estudantes são incentivados a procurar estágios externos em indústrias, hospitais, farmácias, laboratórios e outras áreas de atuação farmacêutica, sendo muitos deles remunerados. Os alunos têm oportunidade de estagiar em diferentes cenários de prática no próprio campus e em mantidas da FUABC (Laboratórios de análises clínicas, Biologia molecular, Pesquisa, Pesquisa clínica, Farmácia universitária, Farmácia hospitalar, Consulta farmacêutica). E em muitos destes casos os alunos são efetivados posteriormente.
Atividades extracurriculares
O Curso de Farmácia frequentemente participa de várias campanhas de educação e prevenção de doenças no próprio campus da IES, com usuários na área de espera dos ambulatórios e na entrada dos prédios da IES. Na campanha “Farmacêuticos contra a Dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela” há orientação sobre as formas de transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico, evolução clínica, possíveis complicações destas doenças. São apresentadas medidas eficientes de eliminação dos focos de transmissão, além dos riscos da automedicação e, principalmente, do uso inadequado de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico nestes casos. Na campanha de Uso Racional de Medicamentos professores e discentes orientam sobre o uso correto de medicamentos e o descarte adequado por meio de palestras e orientações com estações de demonstração, questionários e entrega de folders. Na Campanha “Setembro Vermelho”, que tem como foco a prevenção de Doenças Cardiovasculares (DCV), são apresentadas palestras sobre os principais fatores de risco e a prevenção das DCV. São oferecidas de forma gratuita aferições das glicemias, da pressão arterial e orientações. Na campanha “Fotoeducação”, professores e discentes orientam usuários, acompanhantes e funcionários dos ambulatórios sobre a importância da fotoproteção e o uso correto de fotoprotetores. Além destas campanhas são feitas consultas farmacêuticas nos ambulatórios de especialidades.
Os alunos do curso são estimulados a participarem de iniciação científica nas várias áreas do conhecimento farmacêutico, oferecendo a oportunidade de aprimoramento acadêmico e científico. Também podem ser realizados estágios não curriculares no próprio campus.