Pioneiro na região, o Curso de Terapia Ocupacional oferece um currículo pautado na formação generalista, de modo a capacitar o egresso a atuar nas diversas áreas de atenção à saúde, promoção, prevenção e reabilitação, assim como na inclusão social e educação, contribuindo para melhorar a assistência à saúde do recém-nascido ao idoso.
Durante a formação, o aluno desenvolve habilidades para realizar análise de atividade e avaliação para treinar e/ou adaptar as atividades de vida diária, instrumentais de vida diária, de trabalho, brincar, lazer, sono e descanso. Sendo assim, o futuro profissional estará apto para compreender e intervir nas formas de participação do sujeito, favorecendo sua independência e autonomia nas atividades cotidianas para uma melhor qualidade de vida.
O Centro Universitário FMABC oferece uma estrutura de ensino privilegiada, os professores, mestres e doutores, têm grande experiência em suas áreas de atuação e
garantem o ensino de qualidade. Contando com vários laboratórios, centros de simulação e ambulatórios de especialidades, bem como um agradável ambiente de convivência social construído e conquistado por todos os alunos.
“Terapia Ocupacional: do nascer ao envelhecer, do brincar ao trabalhar, a ação humana para adaptação e inclusão no cotidiano”.
As principais áreas de inserção da terapia ocupacional são: reabilitação física, saúde mental, saúde do idoso, saúde da família, saúde do trabalhador/ergonomia, campo social, educação (educação inclusiva), neonatologia, pediatria, oncologia, tecnologia assistiva, entre outros.
Para tanto, os terapeutas ocupacionais têm se inserido em serviços de saúde, como hospitais, Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios, clínicas, centros de convivência, centros de reabilitação, empresas, instituições de longa permanência, escolas e creches, etc, assim como em programas desenvolvidos pelo governo e equipes da saúde, como o Programa de Saúde da Família (PSF) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O Curso de Terapia Ocupacional proporciona aos alunos a participação em projetos institucionais como o Projeto Rondon, Feira da Saúde, Simpósio Internacional de Educação em Ciências da Saúde, Simpósio de Interdisciplinaridade, entre outros eventos desenvolvidos juntamente com os cursos da instituição além de realização de intercâmbio.
Inaugurada em 2010, a Oficina AdapTO (Projeto de Confecção de Mobiliário Adaptado em PVC) produz mobiliários de baixo custo que facilitam a acessibilidade e a reabilitação de crianças com disfunções neuromotoras.
O curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário FMABC possui credenciamento junto à World Federation of Occupational Therapy (WFOT), possibilitando aos nossos egressos estudar, trabalhar e realizar pesquisas em países membros da federação.
Estágio e práticas clínicas
O estágio curricular supervisionado do curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário FMABC é desenvolvido no próprio campus ou por meio de contrato entre parceiros da instituição, respeitando a Lei de Estágio e Resolução do COFFITO para supervisão e preceptoria. Possui as seguintes áreas de oferecimento: Saúde Mental, Reabilitação Física e Outras Áreas que envolvem Desenvolvimento Infantil, Saúde do Idoso, Hebiatra, Oncologia, Hospital Geral, NASF, Saúde do Trabalhador e Tecnologia Assistiva. Além dos estágios curriculares, os alunos, a partir do 3° ano ou 5° semestre, podem estabelecer estágio remunerado não obrigatório (extracurricular), em parceria com instituições de saúde e devem cursar a disciplina de Prática Assistida em Terapia Ocupacional III e Prática Assistida em Terapia Ocupacional IV que consistem em
observação de terapeutas ocupacionais durante sua atuação junto ao paciente, seguido de discussão, realização de relatório e problematização com o docente responsável pela disciplina.
Mercado de trabalho
O Curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário FMABC tem como perfil do formando egresso/profissional o Terapeuta Ocupacional, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Capacitado ao exercício profissional em todas as suas dimensões, pautado em princípios éticos, no campo clínico-terapêutico e preventivo das práticas de Terapia Ocupacional. Conhece os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Terapia Ocupacional e seus diferentes modelos de intervenção e atua com base no rigor científico e intelectual.
Preocupado com o perfil do egresso, foi realizado, nos anos 2012, 2013, 2014 e 2017/2018, pesquisas sobre a atuação profissional, locais de trabalho e interesse na educação continuada. Na última pesquisa, do total de egressos respondentes, 90,9% estão inseridos no mercado de trabalho, destacando a área de saúde mental e reabilitação física; 63,6% tiveram seu primeiro emprego logo após a conclusão do curso e 15,3% até 6 meses. Em relação a atualização e área de interesse na educação continuada, 72,7% utilizaram cursos de atualização/extensão e a maioria tem como área de interesse para continuidade dos estudos a Reabilitação Física, seguida de Pediatria e Saúde Mental.
Atividades extracurriculares
Dentre os projetos de extensão estão inclusos atendimentos realizados pelas terapeutas ocupacionais, docentes e alunos da IES, organização do Simpósio de Interdisciplinaridade, participação em Ligas acadêmicas (tanto de alunos quanto docentes), eventos realizados em parceiros ou na própria instituição entre outros. Destacamos abaixo, alguns projetos: - AdapTO: oficina de confecção de mobiliário adaptado em PVC que facilitam a acessibilidade e a reabilitação de crianças com deficiência e favorecem melhora na postura do cuidador para a realização dos cuidados.
- Projeto Bem-Viver e Ambulatório de Gerontologia e Psicogeriatria: desenvolvido pelo curso de Enfermagem com a participação do curso de Terapia Ocupacional, o projeto tem como objetivo realizar atendimentos à população idosa desde 2008.
- Ambulatórios de Oncologia e Hebiatra: são realizados atendimentos de terapia ocupacional com pacientes em tratamento no ambulatório, além da realização de grupos com as voluntárias e de geração de renda.
- Feira de Saúde: são realizados atendimentos anualmente a comunidade com o envolvimento de todos os cursos. O curso de TO participa realizando avaliações e orientações, como teste de sensibilidade, memória, sensorial entre outros. Realizado pelo Centro Acadêmico com a parceria da coordenação e professores.
- Projeto Rondon: participação de alunos em equipes das operações locais, regionais e nacionais com princípio de multiplicar e fomentar a auto-organização, valorização cultural através de atuação humanizada.
Coordenação
Profa. Dra. Andréia Zarzour Abou Hala Corrêa
Coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional
Profa. Ma. Marjorie Heloise Masuchi
Vice Coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.