Portaria 1: Av. Príncipe de Gales, 821,
Portaria 2: Av. Lauro Gomes, 2000

(11) 4993-5400
fmabc@fmabc.br

Terapia Ocupacional

Pin It

Pioneiro na região, o Curso de Terapia Ocupacional oferece um currículo pautado na formação generalista, de modo a capacitar o egresso a atuar nas diversas áreas de atenção à saúde, promoção, prevenção e reabilitação, assim como na inclusão social e educação, contribuindo para melhorar a assistência à saúde do recém-nascido ao idoso.
Durante a formação, o aluno desenvolve habilidades para realizar análise de atividade e avaliação para treinar e/ou adaptar as atividades de vida diária, instrumentais de vida diária, de trabalho, brincar, lazer, sono e descanso. Sendo assim, o futuro profissional estará apto para compreender e intervir nas formas de participação do sujeito, favorecendo sua independência e autonomia nas atividades cotidianas para uma melhor qualidade de vida.

O Centro Universitário FMABC oferece uma estrutura de ensino privilegiada, os professores, mestres e doutores, têm grande experiência em suas áreas de atuação e
garantem o ensino de qualidade. Contando com vários laboratórios, centros de simulação e ambulatórios de especialidades, bem como um agradável ambiente de convivência social construído e conquistado por todos os alunos.
“Terapia Ocupacional: do nascer ao envelhecer, do brincar ao trabalhar, a ação humana para adaptação e inclusão no cotidiano”.
As principais áreas de inserção da terapia ocupacional são: reabilitação física, saúde mental, saúde do idoso, saúde da família, saúde do trabalhador/ergonomia, campo social, educação (educação inclusiva), neonatologia, pediatria, oncologia, tecnologia assistiva, entre outros.
Para tanto, os terapeutas ocupacionais têm se inserido em serviços de saúde, como hospitais, Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios, clínicas, centros de convivência, centros de reabilitação, empresas, instituições de longa permanência, escolas e creches, etc, assim como em programas desenvolvidos pelo governo e equipes da saúde, como o Programa de Saúde da Família (PSF) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O Curso de Terapia Ocupacional proporciona aos alunos a participação em projetos institucionais como o Projeto Rondon, Feira da Saúde, Simpósio Internacional de Educação em Ciências da Saúde, Simpósio de Interdisciplinaridade, entre outros eventos desenvolvidos juntamente com os cursos da instituição além de realização de intercâmbio.
Inaugurada em 2010, a Oficina AdapTO (Projeto de Confecção de Mobiliário Adaptado em PVC) produz mobiliários de baixo custo que facilitam a acessibilidade e a reabilitação de crianças com disfunções neuromotoras.
O curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário FMABC possui credenciamento junto à World Federation of Occupational Therapy (WFOT), possibilitando aos nossos egressos estudar, trabalhar e realizar pesquisas em países membros da federação.